No organigrama de uma empresa onde deverá ser colocada a área de Qualidade?
Em termos teóricos pode ser colocada em três locais:
1 – Dependente do Director de Operações
2 – Dependente do Director Comercial
3 – Dependente da Administração
Na área de operações:
Aspectos positivos – forte controlo de qualidade e processos, análise estatística profunda, auditorias de produção.
Aspectos negativos - uma vertente muito “fabril” muitas vezes esquecendo-se do papel dos clientes (satisfação) bem como de acções transversais na empresa – nomeadamente os relacionados com os trabalhadores;
Na área comercial:
Aspectos positivos – forte ligação ao cliente, muita atenção às reclamações, especial atenção à problemática da qualidade na concepção de novos produtos;
Aspectos negativos – um certo divórcio em relação à “fábrica” e aos processos, pouca ligação aos trabalhadores da produção;
Dependente da administração:
Aspectos positivos – visão transversal e reconhecimento por parte de todos da importância estratégica desta função. Possibilidade de envolvimento de todas nas áreas na problemática da qualidade
Aspectos negativos - algum “deslumbramento” de sensação de “poder” podendo divorciar-se da ligação à realidade da empresa.
Existem, no entanto, outras possibilidades para além das três atrás referidas.
Defendo que a área de Qualidade deve estar “autónoma”, não ser considerada como elemento secundário de uma qualquer área, dependente da Administração e com forte ligação às áreas:
- Comercial – são os clientes que definem os níveis de qualidade que devemos fazer
- Operacional – o controlo, os métodos, os processos devem ser objecto de diagnóstio e acção
- Recursos Humanos – o envolvimento e a motivação são elementos importantíssimos em qualquer plano de qualidade
- Formação – como elemento estratégico de alteração de culturas e procedimentos
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