sexta-feira, agosto 05, 2005

Crítica de Restaurantes 3

Um Segredo bem guardado: Restaurante Maré Alta (Cobre – Cascais)

Alguns dos Leitores talvez já se tenham interrogado como é que os grandes restaurantes de Lisboa e da Linha de Cascais se abastecem de peixe e de marisco fresco todos os dias. Como conheço relativamente bem esses circuitos – o meu Pai foi contabilista de vários restaurantes na zona e habituei-me a frequentar as casas dos proprietários na sua companhia - vou abrir um pouco (só um pouco...) a gaveta deste segredo.

Antigamente os donos dos restaurantes recebiam os pescadores locais, que lhes traziam ao fim da tarde o que a Faina tinha dado. Só no caso desse “material” não ser suficiente é que tinham de ir à Doca Pesca na madrugada seguinte.
Hoje em dia a pesca artesanal ao longo da costa já não permite, por si só, garantir o abastecimento dos Restaurantes. Quando aparece alguma coisa, pela raridade e pela qualidade extrema, os preços disparam

Desta forma, a maioria dos Proprietários de Restaurantes tem dois ou três “Peixeiros” de confiança, com quem falam durante a semana, pedindo (encomendando) o peixe e marisco que necessitam. Este “Peixeiros” são industriais do ramo que possuem viaturas com refrigeração e que podem percorrer as Lotas mais próximas à procura do que os Clientes desejam. Muitos destes contactos fazem-se por telemóvel, sendo que o encontro dos profissionais das diversas lotas (já com o “material” ) faz-se quase sempre no MARL.

Ora bem, um desses Profissionais teve a boa ideia de abrir um Restaurante numa Vivenda no local do Cobre, muito perto da “circular exterior de Cascais”.

Esse Restaurante chama-se Maré Alta e é garantido que o Peixe e Marisco lá confeccionados são de uma frescura total. As boas notícias não acabam aqui. Como os custos de uma operação como esta , começando pelo fornecedor\proprietário, são contidos, os Preços a que o Peixe e Marisco são propostos aos Clientes são também eles “contidos” se os compararmos com outras casas onde a matéria prima seja de qualidade idêntica!

Nota 1: Tenham em atenção que na Lota de Cascais ou no Guincho, o tipo de serviço que praticam leva a que os restaurantes tenham 7 ou 8 trabalhadores só na cozinha, mais outros tantos nas salas (dependendo da dimensão da casa). A esses juntam-se o Balcão com 1 ou 2 pessoas e as trabalhadoras da limpeza (2 ou 3). Dependendo da dimensão do Restaurante estamos a falar de 14 a 30 Trabalhadores! Quanto aos Preços, não há milagres!

É claro que os tempos do “bacalhau a pataco” já lá vão também para o "Maré Alta". Peso por Peso o Peixe Fresco da nossa costa é hoje um artigo quase “de luxo”. Por outro lado, se o Proprietário do Maré Alta conseguir vender, por exemplo ao “Porto de Santa Maria”, todos os lagostins que arranjou, não vai decerto tirar alguns quilos a esse seu Grande Cliente para os colocar no seu Restaurante...

Posto isto vamos ao principal:

É uma Vivenda pequena, fresca e bem iluminada, em tons de azul e amarelo. Antes de entrar na sala é forçoso parar à porta para espiar o escaparate de Peixe fresco. Dá gosto ver as Pescadas (algumas de grande porte), os Pregados, os Robalos, os Chocos e as Lulas, os Linguados, etc, etc, à medida do que foram as lotas da véspera.

Amesendação conforme ao gosto tradicional, com pano nas toalhas e nos guardanapos.
Serviço impecável de simpatia, às vezes um pouco “esticado” porque a contenção de custos não dá para mais empregados. Cozinheira sem grandes francesismos, mas a saber grelhar, cozer e fritar como os melhores. Patroa sempre presente , ajudando à mesa e ao balcão (o Patrão descansa de dia , como é próprio da sua actividade principal).

Grelha de carvão para a sardinha, para o linguado, robalo, sargo ou dourada, lulas da “tóneira” (quem não sabe o que é pergunte aos pescadores) etc..
Bom forno para os Pargos e Gorazes.
Frigideira em grande forma para os “Filetes “ de pescada, de cherne, ou ainda de linguado, com arroz de tomate e pimento feito na altura.

Da última vez que lá fui comi um Robalo assado no forno à Portuguesa – houve que esperar 30 minutos, aqui é tudo feito no momento – acompanhado por um Branco Douro “Maria Mansa”. Excelentes o peixe e o vinho.

Nota 2: Muitas vezes as casas, defendendo o Cliente, aconselham um peso médio de 300g a 500g por pessoa para as doses de peixe. Mas se nos decidirmos por um "assado" há que ter em conta que peixes pequenos raramente são suficientemente "cheios" para resultar tão bem no forno. Daqui ser aconselhável defrontarmos o "assado no forno" na companhia de 3 ou 4 amigos, o que permite escolher um Peixe com peso condigno...

Neste caso o Robalo era um pouco grande para duas pessoas, mas foi propositado.

Enquanto esperava deliciei-me com um queijo fresco (de consistência parece mais requeijão, mas o sabor é divino!) feito por um tio do proprietário e com umas mãos-cheias de Perceves da nossa costa.
Para mim, o Perceve do Atlântico de bom tamanho, não sendo novo e “mijão”, é uma dádiva celestial. Assim foi o caso desta vez.

Café e Bagaceira branca Alderiz (Vinho Verde) terminaram esta refeição.

Preço: 67 € a dividir por dois comensais.
Tendo em atenção o peso do Robalo, a inclusão dos Perceves na Ementa, e que a Bagaceira Alderiz é mais cara ( e merece!) do que muitos Whiskies de Malte velhos, há que reconhecer que são estes preços bem comedidos face à concorrência .


Como lá chegar: Auto-Estrada Lisboa-Cascais. Saída nó de Alcabideche como se fosse para o Cascais Shopping. Na grande Rotunda depois de sair da AE tomar a direcção Cobre (terceira estrada que sai dessa rotunda, contando a partir da saída da AE).
Ir até ao fim nessa estrada ( a Circular Exterior de Cascais) passando por uma descida acentuada com “Lombas artificiais” .
Ao iniciar a subida que se segue - perto dos semáforos - encostar-se à Direita e virar no primeiro desvio, passando por cima de um viaduto. Encontra outra pequena rotunda que percorre pela metade, seguindo em frente.
Depressa (a 100 metros) dará com o Largo onde o Restaurante se encontra. Caso não haja estacionamento nesse Largo, uns metros mais à frente existe o estacionamento privativo do Restaurante.

Atenção: Se forem ao Sábado e Domingo Telefonem primeiro! Telef: 21 482 2268
Encerra às Segundas Feiras e Aceita CC.

Nenhum comentário: