quarta-feira, agosto 10, 2005

O Correio Mor feito pelos seus Leitores

Aqui vai mais um texto do Amigo e Colega Albano Rosa

RELATÓRIO E CONTAS 2004 - FILEIRA DO MARKETING DIRECTO

A indústria postal é formada por três fileiras de objectos:
Mensagens de Conteúdo Individual
Marketing Directo (ou Publicidade)
Editorial

O portfolio da Empresa procura naturalmente oferecer produtos aos clientes em cada uma destas fileiras; os produtos postais mais comuns do Marketing Directo são o Correio Não Endereçado (vulgo Correio Contacto) e o Direct Mail.

Depois de ler o Relatório e Contas 2004 (pág. 22) fiquei baralhado: pensava eu que os valores médios europeus representam cerca de 17% do total do investimento em Publicidade; afinal parece que serão apenas 2,3% (ou será que quando no texto se diz "...acompanhando os valores médios europeus..." isso se refere apenas ao valor de 4% ocorrido no crescimento?).

Gostava que alguém esclarecesse e confirmasse os números, para o caso de poder haver outras pessoas com o mesmo tipo de dúvidas que eu próprio.

Sendo o Correio Contacto uma peça que compõe a fileira do Marketing Directo, a sua gestão - Marketing, Comercial e Operações - não deve ser dissociada da gestão das restantes peças dessa mesma fileira.

Por isso, começou por ser com preocupação que assisti à mudança da gestão deste produto para o Postcontacto (não que eu tenha algo contra o Postcontacto, claro...). Entretanto, como conheço o tipo de lógica em que assenta o funcionamento da Empresa, essa preocupação rapidamente se transformou em espanto.

Parece que ninguém terá reparado - é natural, já que o conceito das fileiras não está endogeneizado, nem sequer faz parte do nosso léxico - que, muitas vezes, o Correio Contacto é utilizado como "primeira vaga" das campanhas publicitárias.

Hoje creio que já todos concordaremos que a tecnologia ameaça os Correios cada vez mais, transversalmente na fileira das Mensagens de Conteúdo Individual e também o Correio Contacto (e indirectamente o Direct Mail) no Marketing Directo.

Ter-se separado a gestão do Correio Contacto da gestão do Direct Mail foi um erro enorme, de que - ainda por cima - parece que algumas pessoas se orgulharão, como pode inferir-se do texto da pág. 15 do Relatório e Contas 2004.

Quando é que alguém conseguirá fazer ver que a lógica da gestão da Empresa deve assentar no conceito das fileiras?

Quando esse alguém fizer isso, certamente não deixará também de colocar a gestão das empresas de finishing do Grupo enquadrada nos seus correctos lugares, isto é, a Mailtec na fileira das Mensagens de Conteúdo Individual e a CESA nas fileiras do Marketing Directo e do Editorial; só dessa forma será possível identificarmos e aproveitarmos as mais-valias específicas que essas empresas poderão ter para os clientes pelo facto de pertencerem ao universo postal.

Avizinha-se a passos largos - espero eu - a chegada à Empresa de novos produtos virtuais, híbridos e mistos que substituirão as tradicionais mensagens físicas postais; se não compreendermos bem agora com o que lidamos no domínio físico, quando chegarem as novas fileiras tecnológicas (sim, aí também há fileiras) a confusão irá aumentar e, com ela, o nosso inêxito.

Albano Rosa

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