quarta-feira, agosto 03, 2005

Pensar Correios: Notícia e seu Comentário

Lucros da Deutsche Post crescem 21,3% em 2004

Os lucros líquidos da Deutsche Post, grupo semipúblico de correios alemão, ascenderam a 1.309 milhões de euros no ano passado, o que representa uma subida de 21,3% face a 2003, anunciou há pouco tempo a Empresa.

A D.Post facturou 40.017 M€ no ano passado, mais 7,9% do que no ano anterior, tendo os lucros operacionais progredido 12,5%, para os 2.975 M€.

Para 2005 a Deutsche Post prevê aumentar em 8% a sua facturação, graças à expansão das actividades na China e Índia.

O Comentário

A maior Empresa de Correios da Europa parece estar no bom caminho. Digo "parece" porque falta saber - não existem ainda esses elementos disponíveis - se não foi à custa de uma antiga paz social que estes resultados se concretizaram.

Dizem os Sindicatos Alemães do ramo que a Deutsche Post dispensou 100 000 trabalhadores do quadro, nos últimos 5 anos, depois das medidas de racionalização e privatização (abertura ao capital privado) de que foi alvo por influência do Governo.

A substituição desses trabalhadores, ao invés de ter sido feito por recurso ao mercado de jovens na própria Alemanha, foi executada através de recrutamento selectivo nos Países de Leste, na figura dos contratos temporários, e a preços de prestação de trabalho cerca de 40% mais baixos do que os Acordos de Trabalho para a actividade postal postulam...

No País que inventou o Correio Moderno (o Barão Thurn&Taxis, há mais de 500 anos, criou a primeira rede de mensageiros consolidada do mundo aberta ao público em geral) faz impressão ver uma Empresa desta dimensão - à primeira vista - a progredir economicamente à custa dos direitos dos Trabalhadores...

Novos Tempos, novos Costumes?

"O Mundo está a tornar-se um local perigoso", como escrevia Vasco Pulido Valente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eai pessoal…

querem aprender ingles em 30 dias?
conheça agora nosso revolucionário Speedy English.

ele utiliza técnicas avançadas que nunca foram divulgadas antes, você aprenderá ingles em poucas semanas em sua propria casa (MÉTODO COMPROVADO)

ENTRE EM CONTATO: (11) 5518-3881
http://www.superandolimites.com