Há cerca de 15 anos os Correios Portugueses deixaram de utilizar os transportes ferroviários pelos seguintes motivos:
1 – Horários não compatíveis com as suas necessidades;
2 – Custos de transbordo elevados (Centros de Tratamento localizados longe dos terminais ferroviários);
3 – Pouca flexibilidade no processo;
4 – Não cumprimento dos horários acordados.
O custo não era um factor negativo.
Os estudos da época indicavam que só para distâncias superiores a 300 Km se justificava a opção ferroviária
Passaram-se vários anos
O custo do combustível é muito mais elevado
As questões ambientais estão na ordem do dia
Os processos logísticos foram todos alterados
Parece-me que, nem que fosse somente para o transporte de material vazio, a opção ferroviária deveria ser equacionada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro António,
Regressei há pouco da Eslováquia onde verifiquei que tanto nesse País como na República Checa a Ferrovia ainda é a principal linha condutora do correio (Rede Primária e parte da Secundária).
Inquri os responsáveis locais que me disseram:
" A Eslováquia não tem petróleo, pelo que a Ferrovia faz mais sentido em termos de Custos actuais ou futuros e ainda em termos Estratégicos, não vá a Rodovia ser objecto de limitações dentro de alguns anos, em função da evolução internacional dos preços e da acessibilidade do Petróleo"
Fiquei a pensar... Quem diria, em 1980 que o Paradigma do Transporte poderia ser de novo modificado?
Um Abraço!
Postar um comentário