Qualidade gera clientes satisfeitos e é um elemento transversal em todas as organizações.
Sendo um factor importante publicarei um conjunto de textos relativos a este tema.
Comecemos pela definição - e aqui encontramos um primeiro problema... não há definições claras e consensuais para esta matéria...
Tentaremos então perceber melhor este factor importante da gestão.
A qualidade é:
- um factor importante para o desempenho de qualquer organização;
- uma tarefa chave da função "operações",
- deve garantir bens e serviços para os seus clientes internos e externos.
A qualidade pode ter várias "abordagens":
1) abordagem transversal - a qualidade como sinónimo de "excelência"
2) abordagem baseada na produção - a qualidade como preocupação em fazer produtos isentos de erros
3) abordagem baseada no cliente - a qualidade do produto/serviço como "adequado" às necessidades dos clientes
4) abordagem baseada no produto - a qualidade é vista como um "conjunto mensurável" em função de características requeridas
5) abordagem baseada no valor - a qualidade como um factor importante em termos de custos e preços
Nenhuma destas abordagens deve "esmagar" as outras, todas são importantes.
E ainda podemos ainda acescentar mais uma...
6) abordagem baseada em "surpreender o cliente" - para além de fidelizar clientes... tem a vantagem de ser um factor competitivo em relação à concorrência
(continua)
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Um comentário:
A Qualidade é, primeiro que tudo, uma expectativa. A Qualidade é aquilo que os nossos clientes esperam de nós.
CCP
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