terça-feira, julho 19, 2005

Comentário Político

Depois do artigo do Sr. Ministro das Finanças no "Público" de Domingo passado, com muita matéria para reflexão, mesmo para aqueles que com ele discordam, tive mesmo agora acesso à versão on line do mesmo Jornal (infelizmente passou a ser paga) mas de hoje, 19\7, onde li outro artigo de antologia do prof. Miguel Beleza sobre a "proliferação dos Elefantes Brancos" no nosso País.

Para além da peça jornalística estar muito bem escrita e com humor, a tese que dela transparece tem a ver com a muito relativa influência das obras ditas "de Estado" - no caso vertente o novo aeroporto da Ota e o TGV - para de facto servirem de relançamento à Economia.


Do ponto de vista puramente teórico não tenho competência para ajuízar da justeza destas dúvidas, mas de um outro ponto de vista, digamos que mais "sócio-político" , consigo compreender que o objectivo destes projectos, em alturas de recessão e de crise de identidade como é a actual, também seria (diria mesmo, quase que exclusivamente) definir um "ponto fulcral" de desenvolvimento que se tornasse farol para a população portuguesa, dando alento à sociedade civil e , na medida em que criam emprego, contribuir para devolver parte da alegria de viver a muitas famílias.


Neste processo de "devolver a alma aos Portugueses" torna-se difícil avaliar só do ponto de vista económico-financeiro os projectos em causa.


Fica-me, contudo, sempre um pensamento insidioso na cabeça: não será tudo isto um mero fogo fátuo de propaganda, criado para permitir aos Poderes constituídos mais alguns meses de preparação face ao "sufoco" que por aí virá?


Lembremo-nos do Euro 2004 e dos picos de auto-estima nacional que se alcançaram nessa altura, para que, 1 ano depois, estivéssemos assim como estamos actualmente...


"Nem só de Pão vive o Homem". É verdade. Mas em sociedades onde o "Básico" está garantido...
É claro que se faltar o Pão (leia-se a Saúde, a Educação, os Salários, a Segurança, etc...) volta tudo à lei da selva...

Nenhum comentário: