Esta frase - que já não sei bem de onde é oriunda - tem tendência para se repetir de cada vez que um Director ou um Administrador se reune com os seus colaboradores, qualquer que seja a Empresa.
Porventura eu próprio já a terei dito aqui nos CTT...
Vem esta introdução para falarmos um pouco sobre duas novas iniciativas - que devo louvar - da actual gestão da nossa Casa:
a) O Fórum de Discussão Interno na IntraNet (Pasta "Negócios", Pasta "Fóruns de discussão")
b) A iniciativa de criar um Fórum Permanente de Inovação e de Criatividade, do tipo "caixa de sugestões", para que todos os Trabalhadores dos CTT tenham a possibilidade de propor melhorias aos actuais processos ou até inovações absolutas.
Bem, com estas iniciativas estamos (estarão os Promotores) a querer que "lhes tragam Problemas" ou que "lhes tragam Soluções"? Parece que o mote, nos dois casos vertentes, é dado à busca de Soluções, o que se compreende e é perfeitamente normal (de Problemas estaremos todos cheios...).
Todavia - na minha opinião - não se deve esquecer a necessidade de fazer sempre a priori um bom diagnóstico de levantamento de problemas. Não há nada como um bom problema para aguçar o engenho...
Riscos que se podem vir a correr se não começarmos pelos Problemas:
- Encontrar Soluções para problemas que não existem.
- Encontrar Soluções (mais complicadas) para problemas que já têm Solução simples
Não se riam! Já cá andamos há tempo suficiente para saber que tudo isto é possível.
Conto só uma história (editada para não ferir susceptibilidades nem a Ética do nosso Blogue) que tive ocasião de testemunhar:
" Andávamos há já algum tempo a tentar resolver o problema do tempo da distribuição das cartas de correio normal, para Clientes Individuais - os quais, na altura, não representariam mais do que 7% do tráfego aceite.
O caso era o seguinte: embora a Distribuição fosse muito próxima do D+3 para quase 95% das cartas (que era o acordado ) um Senhor Muito Importante achou que tínhamos já condições para garantir, com algum investimento, o D+2 em probabilidade quase que idêntica (92% se não me engano) e assim poderíamos vir para a "Rua e fazer umas flores" de Relações Públicas e de Comunicação com a nossa qualidade.
Quando alguém se lembrou de perguntar aos Clientes Individuais o que, de facto, queriam, foi um escândalo: Queremos que diminuam o tempo sim, mas das Filas de Espera nas Estações! Quanto às cartas, D+3 está muito bem para as nossas necessidades.
Lá teve de se meter na gaveta (terá sido depois aproveitada para o Correio Azul?) uma Solução para um Problema que não existia... Pelo menos do Ponto de Vista do Cliente"
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