Caro António
Regressei há pouco da Eslováquia onde verifiquei que tanto nesse País como na República Checa a Ferrovia ainda é a principal linha condutora do correio (Rede Primária e parte da Secundária).
Inquiri os responsáveis locais que me disseram:" A Eslováquia não tem petróleo, pelo que a Ferrovia faz mais sentido em termos de Custos actuais ou futuros e ainda em termos Estratégicos, não vá a Rodovia ser objecto de limitações dentro de alguns anos, em função da evolução internacional dos preços e da acessibilidade do Petróleo
"Fiquei a pensar... Quem diria, em 1980 que o Paradigma do Transporte poderia ser de novo modificado?
Raul
Comentário:
A Rede Ferroviária Portuguesa não é boa – como tal não nos podemos comparar com a Eslováquia.
Por outro lado as nossas características em termos de qualidade (correio azul, verde, etc.) “exigem” ligações a horários tais que implicariam “comboios exclusivos” – situação que provavelmente tornariam os custos muito elevados.
O que já me parece mais pacífico seria a utilização da ferrovia para transporte de material vazio, material de armazém e eventualmente trafego de 2ª velocidade
Verificamos no desenho em anexo como é a Rede de alta velocidade na nossa vizinha Espanha. Neste país as condições são muito diferentes.
A nossa previsível ligação TGV a Espanha pode alterar o modelo de transporte internacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário