Colocada de parte a questão da bitola logo ”aparece” outro problema:
1- TGV só para passageiros?
2- TGV misto para passageiros e mercadorias?
É uma outra questão importante:
A opção mista implica:
- uma rede que permita suportar pesos mais elevados – o que a torna mais dispendiosa
- velocidades de circulação mais baixos
Esta opção tem que ser tomada logo de início.
a) Se o TGV é para competir com os aviões, então a velocidade é um ponto importante
b) A viabilidade económica do processo também é importante... Segundo os Espanhóis o TGV só é rentável com 5 milhões de passageiros/ano – o que poderá ser difícil de atingir...
A ligação Lisboa-Madrid, via Badajoz, poderá permitir uma ligação em rede a Sines – aproveitando este importante porto como terminal europeu.
Assim sendo tudo aponta para que a opção seja TGV misto (passageiros e mercadorias) – solução que interessa aos CTT.
Mas será que temos esta “liberdade” para escolher o que queremos?
Parece que não – como não tomamos nenhuma opção (há anos que estas dúvidas deveriam estar totalmente esclarecidas) os espanhóis resolveram “desvalorizar” a ligação Madrid-Badajoz – tornado-a “mista”.
Assim sendo se Portugal optar pela ligação a Badajoz... quer queiramos quer não – a opção será... mista
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