quarta-feira, julho 13, 2005

Código de Ética de "O Correio-Mor"

1. Este Código de Ética é de adesão voluntária e constitui, pela sua própria natureza, um referencial evolutivo. As Regras nele contidas definem o Enquadramento recomendado pelos Criadores e principais Dinamizadores deste Fórum de troca de ideias, doravante referidos como “Gestores do Blogue”.

2. Objectivos do “O Correio-Mor”

a)
Promoção da troca livre de conceitos entre Trabalhadores dos CTT, Clientes e Fornecedores, baseada no pleno exercício da responsabilidade democrática e da liberdade individual de cada participante e tendo como limite as normas que o bom senso e os bons costumes ditarem.
b) Dinamização do desenvolvimento sustentado da Empresa CTT Correios de Portugal S.A., desde que se garanta sempre a salvaguarda:
- Dos valores nucleares da Segurança e da Confidencialidade de informação empresarial critica, e
- Do Bem Estar dos Trabalhadores,
c) Alcançar os objectivos do Accionista sem esquecer o pleno exercício da Responsabilidade Social que é devida às Populações.
d) Contribuir para a divulgação das “boas práticas” de gestão em todas as Áreas da vida da Empresa, tendo por finalidade implementar uma Cultura de Excelência que permita manter a liderança no Sector: “Ser sempre a 1ª escolha de qualquer Cliente para satisfazer as suas necessidades de Comunicação”


3. Valores e Visão dos “Gestores do Blogue”

Os dinamizadores desta iniciativa defendem os grandes princípios Humanísticos que foram (e são ainda hoje) bandeira do Sector Postal em todo o mundo, nomeadamente:
a) O Respeito pelos Clientes, Trabalhadores e Fornecedores dos CTT
b) O Desenvolvimento pessoal de todos os Colegas, combatendo todas as formas de discriminação baseadas em questões étnicas, religiosas, de género, políticas ou quaisquer outras
c) A Solidariedade para com as Comunidades populacionais onde a Empresa desenvolve o seu Negócio.
d) A Criação de Valor garantindo o acréscimo do bem estar dos Trabalhadores e a preservação do Meio-Ambiente
e) O Respeito integral por uma Ética empresarial baseada na adopção de práticas negociais transparentes, leais e estritamente respeitadoras da lei no relacionamento com Clientes, Trabalhadores e Fornecedores.

4. Modelo de funcionamento

a) Esta plataforma não pode ser utilizada como suporte a promoções individuais ou de grupo, mas sim constituir um local livre e democrático – aberto a todos - de debate de ideias
b) O “Correio-Mor” deve ser um espaço virado para o futuro, positivo e afirmativo sem todavia nunca esquecer o que foi o passado dos Correios de Portugal
c) Existe um grupo de “Gestores do Blogue” que têm acesso livre ao mesmo, podendo introduzir “post´s”.
d) Os “Gestores do Blogue” são individualmente responsáveis pelos textos que inserem
e) Os comentários que os Leitores vierem a fazer podem ser “realçados” no texto principal (tendo que ser em cor azul). A transposição poderá ser efectuada por qualquer dos “Gestores do Blogue” ficando este como responsável pela eventual edição do texto
f) Os “post´s” deverão ser, tanto quanto possível, textos pequenos para criar mais apetência à sua leitura
g) Não deverão ser feitas afirmações injuriosas para qualquer Trabalhador, Cliente ou Fornecedor dos CTT, incluindo os seus dirigentes ou Administradores, passados, presentes ou futuros. O “Correio-Mor” foi criado para debater conceitos e apresentar novas ideias e não para alimentar polémicas de cariz pessoal..
h) Após a “estabilização” do grupo de “Gestores do Blogue” só serão admitidas novas candidaturas com a aprovação dos existentes (por consenso maioritário) .

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