quarta-feira, julho 20, 2005

Avaliação de Desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho ocupam,presentemente,uma posição central no universo de ferramentas de gestão nas Empresas.
Na verdade servem,por um lado para validar os metodos de recrutamento utilizados e,por outro permitem medir o contributo individual e de equipa para alcançar os objectivos estrategicos das Empresas e,ainda identificar o potencial dos colaboradores e das equipas,diagnosticar necessidades de formação dos RH e,gerir as componente fixa e variavel das remunerações.
É particularmente evidente a importancia destes sistemas para a motivação,maior envolvimento e comprometimento dos colaboradores nos objectivos de negocio e,na criação de valor nas Empresas

Sumaria e resumidamente um sistema de avaliação de desempenho deve centrar-se:

1) Objectivos
Compreender as potencialidades do sistema
Avaliar a sua eficácia
Definir etapas de melhoria e evolução
Alinhar os diversos subsistemas de gestão de RH em coerencia com o mesmo

2) Avaliação de Competências
A sua importância no sistema
O processo de descrição de competências:
- definição de competências;
- definição de indicadores comportamentais;
- definição de metricas para aferir resultados
A construção dum sistema de avaliação com base em competências:
- identificação dos requisitos;
- elaboração do Manual do Avaliador (ambito,principios,critérios,metodo e periodicidade)
- elaboração de suportes instrumentais (ficha de avaliação,definição operacional de competências)

3) A Entrevista de Balanço da Actividade
A sua importância nos processos
O papel do avaliador na mesma:
- utilizar comportamentos adequados a cada fase da avaliação;
- postura facilitadora da comunicação com o avaliado;
- saber ouvir e reformular questões para aprofundar informação;
- saber gerir um conflito ou uma objecção;
- fechar a entrevista e obter compromissos de melhoria
Elaborar um plano de progressão assente em compromissos

Esta minha visão considera as pessoas um activo fundamental,diferenciador e gerador de valor para os negocios,cabendo a cada gestor a sua condução e,à iniciativa individual de cada colaborador assegurar o seu autodesenvolvimento permanente.Assim as Empresas terão um melhor posicionamento no mercado,maior responsabilidade social e,ganharão,por certo,vantagem competitiva.

Raul Santos Rocha

Um comentário:

Raul Moreira disse...

Amigo Raul Rocha,

Bem vindo!!

Que diferença entre os pressupostos de avaliação que aqui descreves e a estranhíssima charada de que todos fomos alvo por parte da Heidrick&Struggles...

E não haverá forma de os desmascararmos?!!

Um Grande Abraço e Escreve Sempre!!