quarta-feira, julho 20, 2005

Gastronomia 2



Tinto, Branco, Peixe ou Carne ? Finalmente o Fim :) :) :)


Devemos servir grandes vinhos a quem não está preparado para os apreciar? Esta questão é difícil pois envolve elementos de sobranceria e snobismo que não me são pessoalmente simpáticos. No fim de contas, quem somos nós para classificar os outros quanto ao grau de conhecimento enológico? Por outro lado, alguém mete nas unhas de um recém encartado um Ferrari Enzo?

Deve existir um certo bom senso nestas coisas que nos permita também crescer, e fazer crescer os outros, do ponto de vista do conhecimento dos vinhos, sem preconceitos de “grandes sábios”. Recorda-se que em provas cegas, feitas por especialistas, algumas vezes foram vinhos menos conhecidos (de marcas menos cotadas) os que se classificaram melhor. Uma das razões para esses resultados – para além da óbvia qualidade intrínseca do produto – foi não ter existido a influência do rótulo ( e do Marketing e das Relações Públicas) no “paladar” do provador.

Quanto aos “grandes sábios” nestas matérias, não resisto a contar uma história passada com um amigo meu, comprador de vinhos aos lavradores há mais de 30 anos. Costumava este amigo convidar pessoas muito entendidas e com tribuna em jornais especializados para provar e analisar as suas compras do ano, antes da comercialização. Numa dessas alturas dois desses especialistas discordavam sobre o estágio do vinho em causa, defendendo o primeiro que aquele teria sido feito em carvalho “Limousin”, durante 2 anos, e apregoando o segundo que, sim senhor, tratava-se de um estágio de 2 anos, mas em carvalho americano.
O meu amigo, conhecedor do vinho e dos hábitos de quem o produzia, meteu as mãos nos bolsos e virado para uma janela disse em voz baixa: “estagiou em cimento e do bom!”

Madeira ou cimento, tinto ou branco, beba-se o primeiro golo e aprecie-se com cuidado. Se esse trago nos der imediatamente uma sensação de bem-estar e de felicidade, temos vinho! Caso necessitemos de procurar muitos adjectivos para embelezar a prova e enfeitar o vinho, passemos à garrafa seguinte porque a primeira não fez história!

Nenhum comentário: