terça-feira, julho 26, 2005

O CORREIO-MOR FEITO PELOS SEUS LEITORES

Vejamos então o que poderia ser um índice da discussão da questão da Alta velocidade:

a) Quais os objectivos que se pretende atingir com a introdução da AV em Portugal e em que medida a AV é idónea para os conseguir?
b) Qual o modelo de especialização da economia portuguesa nas próximas décadas (possível/desejável); qual a evolução da sua implantação territorial (previsível/desejada) ?
c) O investimento em Alta velocidade é ou não necessária em Portugal (I) : qual o impacto da AV no tecido económico e social do país - quem conhece o “valor do tempo” em Portugal e a sua evolução futura face ao modelo de especialização que se vier a verificar?
d) O investimento em Alta velocidade é ou não necessária em Portugal (II): qual o impacto das redes ferroviárias na estruturação do território e no seu ordenamento?
e) O investimento em Alta velocidade é ou não necessário (III): qual o resultado de exploração do serviço de AV em Portugal ao longo dos anos e a sua capacidade de resistir às estratégias dos modos de transporte concorrentes?
f) Em que grau o desenho da rede de AV deve aparecer como uma forma de ruptura com a rede actual (pressupondo que a rede actual não serve de suporte adequado ao “transporte do futuro”) ou deve potenciar as sinergias com a rede actual?
g) Quais são as ver-da-dei-ras interdependências e dependências da rede de AV portuguesa em relação a Espanha
h) Pode/deve transportar-se mercadorias na rede de AV?
i) Qual o desenho de rede que melhor serve os objectivos que se pretendem atingir?
j) Mudança de bitola em Portugal: é necessária? Se sim quais os “timings” e a estratégia para a sua concretização? Qual a estratégia espanhola? Como nos relacionamos com a estratégia espanhola?
k) Que estratégia de construção e exploração do sistema? Estado? BOT? PPP? E no caso da exploração: CP? Novos entrantes? Que tipologia de serviços? Que papel para os privados? E se há papel para os privados quando e como se manifestam? Como garantir que a rede desenhada é aquela que suscita o interesse dos privados nos moldes desejados?
Maurício Levy,
(continua)

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