terça-feira, janeiro 31, 2012

Notícias alarmantes

Quem leu os semanários neste fds pode ter começado a perceber que as coisas não parecem muito boas para Portugal no que toca à tão ansiada "confiança dos mercados" , que se traduziria em  nos voltarem a comprar dívida a juros aceitáveis.
Enquanto que a Espanha e a Itália (para já não falar da Irlanda, que  - e muito bem - desapareceu completamente dos radares) obtêm preços cada vez mais baixos para se financiarem, Portugal , ao contrário, só consegue obter dinheiro a juros proíbitivos...

E há já quem escreva claramente que a zona euro deve ser liberta de Portugal e da Grécia, Países periféricos  que não podem cumprir as suas obrigações... E quem o escreve são altos especialistas das mais importantes instituições financeiras... Cito o Expresso on line:

Portugal: risco de incumprimento acima de 73% e juros a 10 anos em 17,39%
A crise da dívida agravou-se segunda-feira significativamente, com novos máximos no risco de default e nos juros das obrigações do Tesouro no mercado secundário.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/portugal-risco-de-incumprimento-acima-de-73-e-juros-a-10-anos-em-1739=f702115#ixzz1l1fCmRCr

Pelo caminho que as coisas estão a tomar reforço a pergunta (ou a dúvida) que muitos e bons economistas têm:

"Se com a austeridade não convencemos ninguém e só afundamos a nossa economia, não seria de lá chegarmos pelo outro lado? Ou seja, acarinhando mais os agentes económicos, deixando respirar empresas e particulares?"

Sócrates era muito teimoso. Talvez esse fosse o seu pior defeito, juntamente com um ódio atávico em relação  às opiniões dos outros que discordavam dele... Não me digam que agora nos calhou na rifa um seu clone? Outra vez?

Pobre País...

Nenhum comentário: