quarta-feira, janeiro 11, 2012

Banco de Portugal faz previsões de Inverno

Desemprego sobe 1,8%, para um total a rondar os 13% (!!); Investimento baixa 13% (!!); Consumo baixa 6%; Exportações sobem 4%.

Parece que desde tempos recuados , será este o ano em que a Balança de Transações pode vir a ser positiva, isto é, as Exportações ultrapassarem as Importações. Bom sinal, claro, mas é pena que seja à custa da queda do Consumo e do Investimento.

O ideal seria exportarmos tecnologia e maquinaria high tech, e importarmos matérias primas e produtos agrícolas... E se assim a Balança de Transações fosse positiva, Ótimo e Caramba!

Agora , ter uma boa Balança de Transações à custa de deixar de comprar o frigorifico e a máquina de lavar, aguentar o carrito por 15 anos, e utilizar o Magalhães obrigatoriamente em todos os Serviços Públicos e equiparados?

Tenham santa paciência!

O círculo vicioso que temos neste momento é de simples compreensão: Sem Investimento não há criação de Emprego, sem emprego não há Consumo; sem Consumo aumentam as falências; com as falências aumenta o Desemprego...

Bem sei que o Governo-Feitor e a Troika que de fato ( e gravata) nos governam insistem na velha e relha regra de ouro dos "ultras": primeiro consolidar o equilibrio nas contas públicas e só depois disso "despertar" a economia.

O problema que eu levanto é apenas este: " E se na altura de reavivar o doente , este já estiver mas é a fazer as pazes com Deus Nosso Senhor? Como o desgraçado do cavalo do inglês,  treinado há semanas  para deixar de comer,  quando ...morreu."

Morre-se das doenças e morre-se das curas.   E o estupor do Médico é o mesmo.

Nenhum comentário: