sexta-feira, novembro 09, 2007

Paradoxos que a Democracia tece


Dois importantes cronistas políticos de tendências perfeitamente opostas - João César das Neves, católico e homem de direita; e Vasco Pulido Valente, ateu e de esquerda não ortodoxa - escreveram ultimamente no Diário de Notícias e no Público duas crónicas muito interessantes.

Em causa estava a "bondade" dos Governos ocidentais actuais que, ao quererem legislar sobre matérias como o Tabagismo, o tenham feito sem qualquer respeito pelos direitos, liberdades e garantias individuais ( confrontem a Lei do Tabaco que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2008) .
Por exemplo, tudo bem ao proibir o fumo em locais fechados pré-determinados, mas porquê também proibir a abertura de Bares e restaurantes expressamente dedicados aos fumadores, mesmo que pagassem impostos mais altos?

Num futuro relativamente próximo estes mesmo Governos (e também "por bem" ) podem ser tentados a legislar sobre outras matérias que considerem do "bem público" como:

a) os hábitos alimentares que provocam a obesidade ( a qual seria proibida no futuro) ;

b) o insucesso escolar (as crianças que chumbassem 2 vezes seriam remetidas de imediato para escolas de actividades manuais , de empregados de mesa, de pedreiros ou de marceneiros, etc...);

c) a procriação (apenas Pais e Mães com características genéticas reconhecidas seriam autorizados a ter mais do que 1 filho);

d) a cultura "lato sensum" (apenas peças de teatro, livros e filmes sobre temas aprovados poderiam ser publicados).

e) o conteúdo das televisões (tudo o que saísse fora do âmbito dos reality shows e do futebol seria visto de soslaio...)

f)todas as bebidas alcoólicas (até o Vinho) seriam consideradas drogas para efeitos de lei.

g) os advogados e os Tribunais seriam reservados para o "corporate Law", as questões de delito comum e criminal passariam a ser tratadas por tribunais especiais, onde o arguido não teria direito a representante legal .

h) a estadia na prisão seria substituída por meios químicos de controlo dos delinquentes.

Etc, Etc, Etc...
E sabem o que é mais impressionante? É que o Governo que se preparasse para legislar sobre estas matérias muito provavelmente seria apoiado pela maioria da população votante (como Hitler o foi) . A Demagogia é a mais perigosa das filosofias de governo.

Já estão a ficar arrepiados?
Lembrem-se do Sr. Hitler (que não fumava nem bebia e seria, portanto, um cidadão exemplar desta "nova república") e dos seus programas de controlo das populações dos países que invadiu!!

Por vezes os grandes males começam "por bem"...

Nenhum comentário: