quarta-feira, novembro 14, 2007

O Estado da Nação Postal


Ontem houve reunião magna das principais chefias e quadros do Grupo CTT com o objectivo de se fazer um primeiro (obviamente ainda limitado) balanço do ano e para dar um "empurrão" aos poucos dias de vendas e de muito tráfego postal que se avizinham ainda antes do fim deste ano.

Parece que 2007 terá sido um bom ano para os CTT na sua generalidade. O tráfego Postal não terá caído tanto como seria expectável - pelo contrário! - face às previsões que tomavam em conta o efeito "galopante" de substituição das novas tecnologias (fileira digital).

Aproximamo-nos dos quase 7 milhões de objectos finos manipulados por dia. E, no que diz respeito à muito necessária divisão automática ao giro (rota dos carteiros), estamos já a atingir recorrentemente os 1,6 a 1,7 milhões de objectos separados automaticamente por dia também. Parabéns Nuno!!

O Projecto Ix - A grande novidade foi o anúncio da entrada dos CTT no Mercado da Telefonia Móvel, estando reservada para 29 de Novembro o anúncio público da Marca deste novo operador que concorrerá com a Novis, Vodafone e com a TMN (sendo esta a nossa "parceira" de Rede para esta aventura, parceira e concorrente ao mesmo tempo..)

O indicador escolhido será o 922.

O Regulador tinha reservado para os Mobile Virtual Network Operator (MVNO) o indicativo 92 (seguido de outro algarismo) e os CTT escolheram 922.

Fomos o 1º a escolher e o 1º MVNO licenciado em Portugal e ainda o 1º Operador Postal do Mundo a enveredar por este caminho, embora os Correios de Itália estejam também próximos de o conseguir, a que se seguirão muitos mais operadores europeus.

Estando a situação do Banco Postal em "stand by" (recordo apenas que a congelação depois de 6 meses acho que dá direito a processo da ASAE, mas enfim...) esta incursão pelas novas tecnologias pode vir a transformar-se num trunfo futuro do grupo CTT.

Previsão de 40 milhões € de Receita a 5 anos está dentro das expectativas, tornando esta divisão - logo depois da CTT Expresso - a mais importante participada dos CTT em termos de Receita.

Como funciona? Bem, negociou-se com a TMN (que foi quem ganhou o concurso público de fornecimento de Rede que lançámos) uma margem - desconheço qual, mas estará entre os 8 e os 15% decerto - que será atribuída ao Operador 922 pela totalidade do tráfego de Telefonia Móvel que manipular.

O "922", por sua vez, terá ampla liberdade para definir os seus Tarifários (parece que as chamadas "922 a 922" terão um preço de arrasar) e para desenhar a respectiva estratégia de MKT e Vendas, com relevo para o papel das Estações de Correio como angariadoras de Clientes.

O parceiro para o Hardware está também já definido e será a NOKIA que terá o exclusico do fornecimento dos terminais.

Boas perspectivas teóricas mas vamos esperar pela concretização. Boa sorte!


Nenhum comentário: