segunda-feira, novembro 26, 2007

Lá se foi a Fusão BCP-BCI



Ontem à noite começou-se a saber que os Bancos em causa não chegaram a acordo. O motivo oficioso mais provável deve ter sido a discordância face ao valor de troca das acções de cada um deles.

Sabe-se já que accionistas de prestígio do BCP iriam votar contra a Fusão nas condições propostas (Berardo, pois claro, mas também a La Caja, etc..).
Não sei se o facto do CEO passar a ser alternante entre BCP e BCI, ao invés de ser dado para sempre ao BCI enquanto que a Presidência do Banco iria para o BCP, teve alguma influência também no desenrolar do projecto, mas eu - pessoalmente - acho que sim.

Fernando Ulrich não estaria muito entusiamado em partilhar estratégias com Filipe Pinhal... E quanto à Presidência do Banco, isso é um pouco como as funções da Rainha de Inglaterra... Preside a algumas cerimónias formais e representa a Instituição . Mas gerir, nada.

E para o comum dos mortais, foi bom ou foi mau?

Mais concorrência e menos concentração são sempre e de uma forma geral melhores para o Cliente individual.
Perdeu o País a ocasião de possuir uma Instituição bancária capaz de ombrear com as maiores da Europa?

Olhem que não...Mesmo os dois reunidos seriam ainda um bamco Médio na Península Ibérica e pequeno na Europa... Essa é a nossa escala e a escala do nosso País e não convém que nos esqueçamos disso.

Nenhum comentário: