quarta-feira, maio 24, 2006

O Filho do Menino Júlio dos Caracóis


Reunião em Cabo Ruivo, tempo para andar a pé quase um Km e a (re) visita a um Clássico, a famosa Casa de Caracóis conhecida por "O Filho do Menino Júlio dos Caracóis" , à Rua do Bem Formoso.

Tasca tascosa já pode ter sido ( e eu sei que foi, pois lá costumava ir em 1980) mas hoje já não é...

Que é que eu lá fazia em 1980\1981?

Não é que tenham alguma coisa com isso, mas também não me custa explicar: O Sr.Wolf, proprietário das Colecções Philae, tinha entrado em acordo com os CTT para vender uma colecção de Sobrescritos FDC com Medalhas. Coube-me a mim, então jovem Product Manager na Comercial dos CTT (que tinha incluída a Filatelia) coordenar a acção do nosso lado. Ora a Gráfica (Filográfica do Sr. Edgar) que fazia os trabalhos para o Sr. Wolf, tinha os armazéns na Rua do Bem Formoso, quase que pegados com a Tasca dos caracóis, motivo da minha presença habitual naquelas andanças...

Hoje, como eu já disse, não existe bem uma Tasca: casa de comer com Boa apresentação, mostruários refrigerados de peixes e de carnes, balcão corrido em corredor estreito à entrada, sala de refeições ao fundo, clara e com Ar Condicionado (também tem dois aparelhos de TV...).

Peixes do Dia eram Pargo (para assar ou grelhar\cozer) Peixe-espada e Robalos (estes provavelmente aviáricos). Nas Carnes havia Pato Assado no Forno e Salsichas Frescas como sugestões do dia. Também na Lista do dia tudo o que se pode grelhar do Porco Preto (Plumas, Secretos, Piano, etc.. Está na Moda, o que é que querem?)

Para "estragar o ambiente"Pedimos um Bife da vazia à Casa, com ovo, batatas, arroz e fiambre que dá para duas pessoas. Estava bem grelhado, com batatas honestamente descascadas na casa e lá também fritas (não congeladas). Antes entretivémo-nos com um queijo de mistura amanteigado.

Beberam-se 5 imperiais (muito bem tiradas, da Super Bock) e comeu-se por fim um Bolo de Bolacha, dois cafés e um Jameson novo.

Tirando o Bolo de Bolacha, que não provei, tudo o resto me pareceu ser honestamente feito, sem artifícios e de matéria prima fresca. E já não é pouco nos tempos que correm...

Preço: Duas pessoas 27€... E ainda dizem que só como caro!!

Nota: Caracóis, segundo informação "espetada" nas paredes da Casa, só a partir das 16.00H e até às 22.00H. Quando era mesmo Tasca tascosa faziam caracóis a qualquer hora do dia (da noite não sei...)

Nenhum comentário: