terça-feira, maio 09, 2006

9 de Maio Dia da Europa e Dia da Emissão Filatélica Europa


EMISSÃO EUROPA 2006 – A INTEGRAÇÃO DAS MINORIAS VISTA PELOS JOVENS


54 Países Europeus unem todos os anos esforços para emitir uma série de selos de tema comum , o qual é escolhido tendo em conta as votações dos Operadores Postais sobre temáticas ligadas à ideia de Europa que lhes são previamente apresentadas pela Administração da PostEurope, que é uma organização, restrita ao continente europeu, ligada à União Postal Universal.

O objectivo deste exercício, que começou em 1956 e constitui hoje o mais amplo e importante vector de coleccionismo filatélico conhecido no Mundo, é o de divulgar pelos muitos Milhões de coleccionadores e utilizadores destes selos, assuntos importantes, de carácter geral e abrangência pan-europeia, que mostrem a todos os interessados as diferentes formas como cada País os releva tendo em atenção a sua especificidade cultural, linguística e histórica.

Para este ano de 2006 foi escolhido o Tema da “Integração vista pelos Jovens” . Tema sem dúvida importante face ao momento que atravessamos, com a abertura das fronteiras políticas quase que a fazer coincidir a “ideia civil de Europa”, tão cara aos Pais fundadores da Comunidade Europeia, com as referências geográficas continentais primeiro estudadas por Estrabão há mais de 2000 anos.

Em Portugal os CTT decidiram fazer apelo à ANACED, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que tem por objectivo principal promover e divulgar as capacidades artísticas das pessoas com deficiência, para organizar um concurso de desenhos com o objectivo de seleccionar os Originais para os Selos de tema Europa aqui hoje emitidos.

O resultado não podia ser mais feliz, como decerto comprovarão pela análise dos 3 selos e dos 3 Blocos . Estas ilustrações artísticas do que deveria ser a “Integração das Minorias” , feitas pelos olhos de uma Juventude que constitui também em si um grupo minoritário, fazem apelo ao respeito pela Diferença, à alegria no meio da Adversidade e dão-nos a todos, no mais alto grau, uma grande lição de Civilidade.

Nenhum comentário: