segunda-feira, maio 08, 2006

Campeonato Nacional de Futebol 2005- 2006


Não deixa de ser Triste para um Benfiquista ter de fazer a sua apreciação deste Campeonato, mas o prometido é devido.

Então aqui vão algumas das minhas opiniões:

a) Futebol Clube do Porto - De longe a Equipa mais equilibrada e rentável deste ano. Pode nem sempre ter jogado bonito, mas ganhou sempre que era preciso ganhar e o Campeonato cabe-lhe com inteira justiça.

b) Sporting Clube de Portugal - Bom futebol (talvez o melhor que se viu nos relvados) mas menos regular do que o FCP . Mas sobretudo o ninho do (para mim) melhor jogador deste ano em Portugal: João Moutinho. Pergunta que aqui deixo: E se o SCP tivesse tido sempre o mesmo Treinador, Paulo Bento, desde o início do campeonato?

c) Sport Lisboa e Benfica - Época para esquecer. Demasiada irregularidade. Fraco plantel para gerir tantas frentes de combate ao longo do ano. Demasiada dependência de Simão Sabrosa (e até de Nuno Gomes) como se viu nas últimas jornadas. Desacerto nas contratações de Janeiro e ...algum azar ditaram esta classificação sem glória. O Treinador? Melhor fora que partisse... Não tem condições para chefiar os tempos difíceis que por aí virão: se não entram na Liga dos Campeões quem segura Sabrosa em Portugal?

d) Belenenses e Vitória de Guimarães descem de forma inapelável à Divisão de Honra. Dois Históricos apanhados nas malhas de um Campeonato onde já não existe o fosso desmesurado entre "pequenos" e "grandes".

e) Uma última palavra para o Sporting de Braga e para o Nacional da Madeira. Com inteira justiça estão na UEFA. Com um pouco mais de sorte e de sangue frio onde teriam ido parar (sobretudo o Braga?)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um Benfiquista sabe ganhar e sabe perder.
Mais vale perder com honra do que ganhar sem ela.
Um campeonato de 34 jornadas o campeão é sempre o mais regular,quando se ganha com a vantagem com que o F.C.P. ganhou, independente de alguns quí pro quo´s ao longo do campeonato,que seriam de mau perder para um Benfiquista arranjar como desculpa.
O F.C.P. ganhou meritòriamente o campeonato de 2005/2006,há que reconhecê-lo,foi para consumo interno a equipa mais regular....
Quanto ao Sporting atendendendo ao início e depois ao trabalho realizado pelo seu treinador, neófito nestas andanças,que nem sequer estaria habilitado a poder treinar a equipa,tendo de usar uma solução criativa,solução ditada creio que em parte por razões financeiras,o que veio demonstrar que por vezes a melhor solução está ali ao nosso lado só que por vezes outros "valores"se levantam e levam à procura fora, do que temos em casa.
Demonstrou que conhecia perfeitamente o potencial dos recursos humanos,impôs-se como líder do grupo,lembro-me dos casos de Liedson,Carlos Martins... e do papel de Sá Pinto...lançou e potenciou novos talentos Abel, Moutinho e Nani...deu a cara e protegeu o grupo em crises internas e directivas, é obvio que teria de ter resultados...um exemplo que poderá servir a alguns tipos de Gestão em Empresas....
O Benfica...teve um apoio incondicional dos associados e simpatizantes .
Creio que em termos de época independente da chegada aos 4ºs de final da champions e eliminação pelo Barcelona,aonde o treinador,falhou quase que amedrontando o grupo e que foi vísivel na 1º meia-hora da luz e no início de Camp Nou.
Recordo as declarações antes do encontro...embora em momentos cruciais do jogo a sorte poderia ser outra, se num caso razões estranhas, árbitro da Luz versus Camp Nou e a perdida do Simão em Camp Nou....a Champions serviu para alimentar o EGO e os cofres,mas não permite esquecer o que foi o consumo interno...gestão do plantel,aquisições de Dezembro, gestão interna do grupo,Quim;Nelson;Moretto;Robert;Manduca esquerdinos a jogar na direita ,trocas e baldrocas no posicionamento de jogadores,estou a lembrar-me do Nelson na esquerda e a médio ala e Leo no banco...declarações extemporâneas do treinador (Quim e Mantorras),que espírito de equipa teria o grupo? quem lá nadou sabe como é,eliminação da Taça e perda do Campeonato na Luz...é só ver os pontos perdidos com as equipas que desceram e que ficaram logo acima da linha de água....aproveitamento de jogadores das "canteras do clube" zero...consistência,segurança e domínio do jogo muito mal toda a época...só os adeptos é que acreditaram sempre(ver média de assistentes em casa e fora)...com os meios disponíveis teria de fazer muito mais.Ainda bem que foi de vela.
O Braga foi para mim das equipas mais consistentes e de melhor Futebol,obra do trabalho do treinador Jesualdo...vendeu vários jogadores em Dezembro e a equipa funcionava como uma máquina...Parabéns.... se os orçamentos jogassem o Braga não ficaria no lugar em que ficou...
O Vitória de Guimarães foi vítima de si próprio assim como o Belenenses e o Rio-Ave...para o ano há mais,Ah! ainda há Taça e que ganhe o Vitória,para não serem sempre os mesmos,tudo para os mais fortes...o F.C.P. já tem o campeonato...que seja um jogo de Taça,com futebol e festa e que ganhe o melhor.
O Zé é do Benfica,não é o que dizem as sondagens?... e a assistência aos jogos