sexta-feira, maio 12, 2006

Ainda o Escândalo em Espanha - Afinsa

Vários Colegas e Amigos têm-me contactado nestes últimos dias para tentar saber alguma coisa mais sobre esta situação em Espanha que - de acordo com alguns - afecta a credibilidade da Filatelia por esse Mundo fora.

Começo por sossegar algumas "mentes perversas" que, por desconhecimento ou por maldade, já andavam a espalhar pelos MCS dislates do tipo "Os CTT são Sócios da Afinsa"; "A Afinsa até é Agente deles"; "A Afinsa controla a Filatelia do Mónaco e dos CTT" etc, etc, etc,...

Vamos lá a explicar para evitar confusões:

1) Os CTT possuem, desde 1978, Contratos de Representação Comercial com firmas de comercialização filatélica que vendem selos de Administrações Postais nos seus Países residentes.

2) Na velha tradição filatélica mundial esses representantes chamam-se "Agentes". Tanto é Agente dos CTT para a Filatelia a Afinsa em Espanha, em Itália e na Suíssa, como a Georg Roll na Alemanha e Austria, ou o Japan Philatelic no Japão, ou os Correios de Macau na China, ou ainda a Theodore Champion no Benelux, etc...

3) Na sua escolha de Selos para as Carteiras de Investimento a Afinsa seleccionava Paises emissores com políticas filatélicas credíveis e conceituadas. Os mais conhecidos eram (são) Portugal e o Mónaco, mas também o Reino Unido, a Suíssa, etc...

4) Ao ser responsável por cerca de 10% da Receita Filatélica anual dos CTT de Portugal, a Afinsa era, de facto, o nosso maior Cliente.
Se o perdermos (como parece evidente) choraremos por muitos motivos, mas...estamos a falar de 10% das Vendas!! E não de 70% (como já li...)


Tudo o mais que se queira extrapolar das relações entre a Afinsa e os CTT é pura Demagogia!

Agora, se me perguntarem se o que está a contecer é bom para a actividade filatélica no Mundo, obviamente que a minha resposta é negativa! Temos é de pensar bem o que deveremos fazer para dar a volta por cima.

Esse será o grande desafio dos próximos anos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo
Um esclarecimento público por parte dos CTT não seria conveniente?
Abraço
João