terça-feira, maio 09, 2006

Et Pluribus Unum


O nosso Amigo "Zé" diz o que lhe vai na Alma sobre o campeonato nacional de Futebol:

Um Benfiquista sabe ganhar e sabe perder.

Mais vale perder com honra do que ganhar sem ela.

Num campeonato de 34 jornadas o campeão é sempre o mais regular,quando se ganha com a vantagem com que o F.C.P. ganhou, independente de alguns quí pro quo´s ao longo do campeonato,que seriam de mau perder para um Benfiquista arranjar como desculpa.

O F.C.P. ganhou meritòriamente o campeonato de 2005/2006,há que reconhecê-lo,foi para consumo interno a equipa mais regular....

Quanto ao Sporting atendendendo ao início e depois ao trabalho realizado pelo seu treinador, neófito nestas andanças,que nem sequer estaria habilitado a poder treinar a equipa,tendo de usar uma solução criativa,solução ditada creio que em parte por razões financeiras,o que veio demonstrar que por vezes a melhor solução está ali ao nosso lado só que por vezes outros "valores"se levantam e levam à procura fora, do que temos em casa.

Demonstrou que conhecia perfeitamente o potencial dos recursos humanos,impôs-se como líder do grupo,lembro-me dos casos de Liedson,Carlos Martins... e do papel de Sá Pinto...lançou e potenciou novos talentos Abel, Moutinho e Nani...deu a cara e protegeu o grupo em crises internas e directivas, é obvio que teria de ter resultados...um exemplo que poderá servir a alguns tipos de Gestão em Empresas....

O Benfica...teve um apoio incondicional dos associados e simpatizantes .

Creio que em termos de época independente da chegada aos 4ºs de final da Champions e eliminação pelo Barcelona, onde o treinadorfalhou quase que amedrontando o grupo e que foi vísivel na 1º meia-hora da luz e no início de Camp Nou.

Recordo as declarações antes do encontro...embora em momentos cruciais do jogo a sorte poderia ser outra, se num caso razões estranhas, árbitro da Luz versus Camp Nou e a perdida do Simão em Camp Nou....a Champions serviu para alimentar o EGO e os cofres,mas não permite esquecer o que foi o consumo interno...gestão do plantel,aquisições de Dezembro, gestão interna do grupo,Quim;Nelson;Moretto;Robert;Manduca esquerdinos a jogar na direita ,trocas e baldrocas no posicionamento de jogadores,estou a lembrar-me do Nelson na esquerda e a médio ala e Leo no banco...declarações extemporâneas do treinador (Quim e Mantorras),que espírito de equipa teria o grupo?

Quem lá andou sabe como é, eliminação da Taça e perda do Campeonato na Luz...é só ver os pontos perdidos com as equipas que desceram e que ficaram logo acima da linha de água....aproveitamento de jogadores das "canteras do clube" zero...consistência,segurança e domínio do jogo muito mal toda a época...só os adeptos é que acreditaram sempre(ver média de assistentes em casa e fora)...com os meios disponíveis teria de fazer muito mais.Ainda bem que foi de vela.

O Braga foi para mim das equipas mais consistentes e de melhor Futebol, obra do trabalho do treinador Jesualdo...vendeu vários jogadores em Dezembro e a equipa funcionava como uma máquina...Parabéns.... se os orçamentos jogassem o Braga não ficaria no lugar em que ficou...

O Vitória de Guimarães foi vítima de si próprio assim como o Belenenses e o Rio-Ave...para o ano há mais,Ah! ainda há Taça e que ganhe o Vitória,para não serem sempre os mesmos,tudo para os mais fortes...o F.C.P. já tem o campeonato...que seja um jogo de Taça,com futebol e festa e que ganhe o melhor.

O Zé é do Benfica,não é o que dizem as sondagens?... e a assistência aos jogos assim o provou!

Nenhum comentário: