quarta-feira, maio 10, 2006

Investimento em Selos debaixo de fogo em Espanha

Esta notícia, que começou a ser veículada durante a manhã de ontem, fez estremecer muitas das pessoas que se dedicam em Portugal à actividade de venda de selos (mercado secundário) algumas das quais me contactaram para obter mais conhecimentos sobre o que estava a acontecer no País vizinho.

Aquilo que sei - e confirmei ontem à noite com alguns dos responsáveis de uma das Firmas em investigação - foi que as Autoridades Espanholas encerraram as actividades da AFINSA e do FÓRUM FILATÉLICO, em Espanha, depois de uma investigação que durou cerca de três anos, e debaixo da acusação das empresas em causa praticarem um "esquema piramidal" de oferta de Investimento aos seus Clientes, isto é, um retorno das poupanças baseado na angariação de novas Poupanças e não na rentabilidade dos Fundos que - teoricamente - serviriam de base à Oferta Pública de colocação dos capitais.

Na prática um processo semelhante ao que, em Portugal, ficou conhecido por método da "D. Branca"

Os responsáveis máximos pelas Empresas em causa foram detidos e ouvidos para averiguações nas instalações da Polícia espanhola, sendo provável que regressem hoje de manhã a suas casas.

Não esquecer que existe sempre a presunção de Inocência até Prova em contrário, e que o caso das duas Empresas , Afinsa e Fórum não se pode misturar em termos de Praxis:

A Afinsa manteve uma prática de Apoio efectivo e de Patrocínio à actividade Filatélica, em todo o Mundo enquanto que o Fórum era apenas Cliente das Administrações Postais , geralmente por interpostas pessoas e nunca se interessou pela Filatelia enquanto Hobby ou Desporto organizado.

Consequências?

a) Mesmo provando-se a inocência das duas firmas (ou de alguma delas ) face à acusação de esquema piramidal de financiamento, esta actividade que vive da confiança dos seus Clientes estará, em minha opinião, ferida de morte.

b) A Filatelia dos CTT Correios de Portugal, a confirmarem-se estas notícias e a minha presunção sobre o futuro da actividade de investimento em selos, perderá um Cliente que nos comprava cerca de 20 000 séries de selos por ano.

Feitas as contas é muito, mas um pouco menos de 10% do Volume Total da nossa actividade.

Sobreviveremos!!

c) Uma Palavra final de Amizade pessoal e um Abraço sentido para com o Sr. Albertino de Figueiredo.

A Lei é a Lei , e o respeito por ela e pelos seus Agentes (Juízes, Tribunais, advogados e forças policiais) faz parte da minha maneira de ver o Mundo. Não obstante também existe a Presunção de Inocência...

Não faltarão "abutres" , por esse mundo fora, que se estão agora a regozijar com os acontecimentos actuais, mas mantenho que nestes 12 anos que levamos de trabalho conjunto deve muito a Filatelia - em Portugal e no Mundo - a este Beirão de Oliveirinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mediatização deste tipo de incidentes num negócio da natureza da Filatelia,poderá ter alguns efeitos por arrasto, para além dos efeitos directos de perder-se o Cliente,daí que os responsáveis dos CTT deverão para além de acompanhar a evolução do caso,não tenho dúvidas que o farão, pela atitude aqui claramente tomada....Esclarecer....Esclarecer...Esclarecer...todas as eventuais dúvidas que possam aparecer ligadas a este caso.
Por muito que se esclareça, do posicionamente, poderão ou não, resultar efeitos negativos neste tipo de negócio...em factos desta natureza...nem sempre se consegue avaliar correctamente os seus efeitos...
Mais uma vez refiro a atitude de reconhecer tudo o que o Cliente foi para o desenvolvimento do negócio e que até prova em contrário é INOCENTE.
É nos períodos difíceis que o reconhecimento tem valor e é necessário.
O guarda chuva só é útil quando chove,no bom tempo por vezes só atrapalha....independentemente da defesa da JUSTIÇA...condenar à anteriori é um risco da mediatização de que a "Sociedade de Informação" parece por vezes alimentar-se...por isso, precauções e caldos de galinha nunca fizeram mal a Ninguém...logo acompanhar...ESCLARECER.... tomar a iniciativa do Esclarecimento...quem não come alhos não cheira a eles....mas há que não ser tomada a Nuvem por Juno...com os devidos efeitos a evitar...