terça-feira, outubro 16, 2007

Um Bistrot em Nice



Côte D'Azur é sinónimo de dinheiro e extravagância, tem Cannes, tem Mónaco à porta, costuma ser refúgio para ricos e ociosos, tinha a fama de possuir o maior parque de descapotáveis fora da Califórnia, onde avultavam os Rolls Corniche (nome de uma região perto de Nice)...

Mas... e se eu lhes disser que um colega dos Correios Franceses me levou a almoçar a uma "tasquinha" mesmo no centro histórico de Nice onde se come bem e ... mais barato do que em Lisboa? Não acreditam? Então leiam sff:


Café du Soleil
46, av Galliéni
Nice
04 93 62 23 58

Casinha muito pequena mas cheia de luz, aberta em três frentes sobre o Centro de Congressos e a sua esplendorosa fonte luminosa, este Café du Soleil serve pratos típicos da Provença com um toque caseiro e um serviço tão gentil e simpático que nos dá a ideia de estarmos em local onde somos já clientes habituais.

Nas paredes uma habitual ardósia francesa proclama que, ali, só se servem carnes provenientes do hexágono. Outra tem a lista das sugestões semanais dos vinhos a copo ou a pichel, nesta semana era a vez da Região da Alsácia, com os seus brancos de requinte. Finalmente noutro quadro a Ementa do Dia: Tartare de Bouef, Rilletes, Bouillabaise.

Tartare de Bouef e Bouillabaise (sopa de peixe perfumada, sem batata e com várias espécies de peixes mediterrânicos) foram as nossas escolhas. Antes houve ocasião de provar a famosa "Tapenade" espécie de pasta feita com azeitonas pretas, alcaparras e azeite, típica desta zona, bem assim como a "anchoiade" , puré de enchovas com azeite virgem e alcaparras.

Tudo (repito, tudo) estava muito bem feito e em dose cristã.

Com um pichel (1 litro) de branco da Alsácia recomendado pelo "patron" e dois cafés pagámos... 45€.. Que tal para a Côte D'Azur??!!

Nenhum comentário: