quarta-feira, outubro 24, 2007

Ti Pedro está bem e Recomenda-se




Almoço no Ribatejo no clássico dos clássicos Cantinho do Ti Pedro, o famoso restaurante associado à Pensão Flora em Vila Franca de Xira.


Pensão Flora
Restaurante Cantinho do Tio Pedro
Rua Noel Perdigão (transversal à Rua Alves Redol, bem no centro)
Telef - 263 271 272

O Sr. Pedro Miguel - que já não é nenhuma criança - faz questão de receber os Amigos e Clientes num pequena sala adjunta à entrada da Pensão Flora. Sentará, no máximo, 14 a 16 pessoas e tem um ambiente de "casa de jantar" familiar que já não é costume encontrar na oferta hoteleira do nosso país.
Penso que todos já ouviram falar deste "Oásis de bem comer e de bem estar" nem que seja pelas crónicas gastronómicas dos periódicos nacionais? Eu, como já tive ocasião de referir aqui no Blog. começei a lá ir com o meu Pai, há mais de 30 anos e quando me lembro da petisqueira ribatejana ainda é esta a primeira mesa que me faz saltar os salpicos de água na boca.
Terá hoje o Sr. Pedro Miguel algum desconhecimento dos grandes vinhos portugueses que viram há poucos anos serem elogiadas as suas enormes qualidades (os chamados "vinhos da moda"). Terá ainda ( e para alguns) o "mau feitio" de recomendar e insistir naquilo que ele acha que se deve provar naquele dia , na sua casa. Terá, por fim, a "patine" da antiguidade bem expressa na amesendação e na decoração da sala ( haverá quem ache esse tipo de ambiente um pouco deprimente).
Mas...tudo se esquece, tudo se perdoa quando se começam a enfiar os dentes nas "vitualhas" e a encher as papilas com os sabores intemporais que nos são propostos. E isso é o que mais interessa!

Come-se no "Cantinho":

Ameijoa rainha à bulhão Pato ou guizada; Camarão tigre extra grelhado; Carapauzinhos de escabeche; Petinga guizada;Lenfrisca grelhada com grelos saltreados; Pinchos de figado.
Açorda de Sável; Misto do rio com com arroz de grelos; Ensopado de Enguias e Linguadinhos com Arroz de Berbigão. No tempo dela a Senhora Lampreia!!

Naco de lombo grelhado; Naco de lombo com cogumelos; Costelão de novilho no carvão; Bife de fígado de novilho; Costeletinhas de borrego com feijão e couve; Perdiz das cachoeiras estufada inteira; Sela de cordeiro com molho de hortelã; Laminado de vaca;Espetada de Lombinho Grelhada e Pato Mudo com Laranja.

Trouxas de Ovos; Leite-creme queimado; Sonhos com ripados de laranja; bolo podre e Gamboa assada.

Naquela tarde da inauguração do Museu do Neo-Realismo éramos 4 e "aviámos":

De entrada as ameijoas (mas guizadas e não à Bulhão Pato) seguidas de um estufado de Petinga fresca (admirável!). Depois seguimos para dois Costelões grelhados e um Laminado (roast beef) estando impecável a carne bovina, de macieza , ponto e gosto. Para um dos convivas veio a Sela de Cordeiro, também amplamente aprovada. Para sobremesa a Gamboa assada.

Bebeu-se Foz do Arouce Branco de 2003 (muito bom, talvez um dos melhores brancos estagiados desta terra), Foz do Arouce Tinto vinhas velhas de 2004 (topo de gama daquela conhecida Casa, produzido por João Portugal Ramos) e, por indicação do Ti Pedro, que não gostaria que abandonássemos a sua casa sem provar vinho ribatejano, um Casa Cadaval Pinot Noir (bom mas, enfim, o melhor já nos tinha passado pelo gargalo naquela altura).

Com whiskys Maccallan de 12 anos (servidos de forma abundante) pagou-se por esta refeição um tudo nada mais do que 40€ por cabeça. Se lá forem e beberem "com mais olho na carteira" podem, à vontade, retirar metade deste valor da conta que vos será apresentada.

Avisado por alguns Amigos que estaria o Cantinho em decadência foi gratificante constatar que afinal está bem e recomenda-se. Vão lá e reservem antes sff!


Nenhum comentário: