quinta-feira, outubro 18, 2007

Paixão no Algarve




Aproveitando a deslocação a Loulé para o 9 de Outubro fizeram-se mais uns (poucos) Km para ir jantar -à nossa custa claro está! - ao velho clássico:

PAIXANITO
Olho de Água - 500 metros depois do centro de saude de Loulé
Telefone:289412775

Penso que sabem que o forte desta casa são as entradas. Aqui vos deixo a lista do que é possível ali provar:

Tapas: Queijo fresco com tomate, azeite e manjericão; Queijo curado com mel e amêndoas; Queijo curado em azeite; Presunto Ibérico; Paio do lombo Ibérico; Paio de Miga Ibérico; Orelha de Porco de coentrada; Rosbife; Língua de Vitela marinada; Foie Gras; Paté de Ganso; Pimentos assados e marinados; Espargos verdes com molho mostarda; Conserva de Cenouras; Conserva de Beterraba; Conserva de Favas; Salada de Bacalhau com Grão de Bico; Salada de Atum com Feijão Frade; Salada de Polvo com pimentos; Salada de Chocos com tinta; Mousse de Salmão; Salmão fumado; Ostras cruas sobra gelo; Filetes de Carapaus alimados; Filetes de Biqueirão marinados; Sapateira ao natural; Caracoletas assadas; Camarão frito em azeite com alho e pimentos; Amêijoas abertas em azeite com alho e coentros; Xerém com berbigão e camarão; Gulas; Lulinhas fritas; Pataniscas de bacalhau; Pastéis de massa tenra; Croquetes de Rabo de Boi; Empadas de Galinha; Cogumelos salteados com alecrim; Cogumelos recheados de manteiga, alho, cebola e Presunto Ibérico; Ovos de Codorniz estrelados com chouriça; Perdiz frita em banha de porco; Dobradinha; Morcela com puré de maçã.

Esmagador não acham?

Provámos - eu e o meu "senhorio" -10 entradas (Queijo fresco com tomate, carapaus alimados, biqueirão, foie gras, misto de fumados, Xerém, croquetes, empadas, pataniscas e ovos de codorniz). Bebeu-se um Tinto Reserva de 2004 do Monte das Servas (excelente) e abriu-se ainda um Colheita Tardia de Álvaro de Castro para o foie gras.

Com bolo de chocolate e dois cafés houve que esportular quase 180€ para os dois...

Nada barato, mas justificado pela altíssima qualidade de tudo o que se comeu, mais ainda pelo cuidado no serviço (pãozinho quente de 15 em 15' a chegar à mesa, por exemplo) e pela exemplar mostra de ambiente e de amesendação (tudo do melhor, desde os copos Riedel até aos talheres Christofle) que esperam o Cliente.

Casa muito pequena, pelo que a Reserva é fundamental.
Já agora, se fossem 4 ou 5 pessoas acho que provavam mais e o custo não seria directamente proporcional. De todas as formas não se iludam porque é mesmo carote... Mas vale a pena!

Nenhum comentário: