quarta-feira, outubro 10, 2007

O Zé Comenta a Gestão CTT

E aqui vai:

"Será que há uma preocupação efectiva para a abertura do mercado? Em termos de preparação será mesmo real? Haverá concorrência efectiva,mitigada há,às vezes inventada, no mercado Postal? Não será sòmente no courrier?

E as ameaças à Comunicação Postal? O problema dos CTT não foi nem é, sòmente um problema tecnológico,de capacidade instalada ,de sistemas,de produtos , de serviços, de plataformas, é um problema de pessoas essencialmente e de efectiva cultura de mercado . Não é por acaso, ser a empresa em que os Portugueses mais confiam?

Este Capital de confiança tem de ser potenciado e aproveitado. Há um capital de confiança, acumulado junto dos clientes, que lhe tem garantido as performances que alcança ao longo dos anos e que resultam fundamentalmente da rede de contacto, que tão pouco entendida e percebida, é por vezes, por quem tem responsabilidades de Gestão de topo. (A Gestão da pala tem de acabar). Será que perceberam em que negócio estão?

Nada tenho contra que se procure quem faz a diferença e seria injusto meter tudo no mesmo saco, mas o Exemplo, é para mim uma das principais características da liderança, não há líderes sem liderados.

Ccom capatazes é também uma forma de liderar, na escravatura os liderados eram obrigados ao chicote... e os bufos? Será uma forma actual de estar e sobreviver?

LIDERANÇA PRECISA- Não me vou pronunciar sobre o saneamento financeiro ou não, ou sobre a consciência interna da abertura do mercado. Já disse tudo sobre isso, creio que terá de ser encarado como uma oportunidade. Quem tem medo compra um cão? E quem vai para o mar avia-se em terra.

Mal estaríamos se tudo estivesse na mesma e não tivesse havido evolução.Há profissionais, felizmente ainda são muitos, que não o merecem. Quero referir-me a uma estratégia clara, sem medos e sem CLIENTELAS (clientes sim, clientelas não) sejam elas de que lado sejam, o que tem sido o cancro do modelo de desenvolvimento, agudizando-se desde 1994...COMPETÊNCIA, SABER DO NEGÓCIO, CLAREZA, RESPONSABILIDADE E EXEMPLO.

Discordo da passividade(branqueamento), sobre a Responsabilização de quem tem responsabilidades de Gestão. Muitas mentiras e muito faz de conta, tem que ser banido. e responsabilizado. Estamos na hora de falar claro, para se enfrentarem os desafios que se apresentam.Todos não serão demais, para levar o barco a Bom Porto. Não é uma questão de SOBREVIVÊNCIA é uma questão de Líderança de mercado.

Se não conseguirem manter a líderança, em meu entender, os CTT terão um futuro, muito, muito, problemático. Os Chavões de Gestão já estão mais que gastos. É preciso cair na real, ou o mercado far-nos-á cair nela. O processo de gestão de Pessoas, baseada na guerrilha,em chavões, emprateleiramentos, processos de informação e contra-informação, em situações mais de publicidade que reais, de "acordos" onde há muito desacordo, de intrincheiramentos, de falta de uma visão estratégica do potencial existente( o de fora é que é bom, Eusébios, Carlos Lopes,Rosas Mota,Vanessas....? há poucos e são sempre baratos e justificam-se sempre, procurar o que faz a diferença é uma questão de crescimento, bom senso e sobrevivência).

Mas ao que se tem assistido? Só não vê que não quer? Terão forçosamente de ser banidos e não branqueados (Responsabiliadade e Responsabilização. A amizade e o profissionalismo são dois caminhos paralelos, mas quando se entrecruzam e sobrepõem, temos borrasca, ou clientelismo...)

Um pacto de regime, já vem com atraso, de pelo menos 10 anos, ou será que se faz nos corredores e não nos locais certos? Mais mais valeria tarde que nunca. E rros estratégicos não tem retorno. O ditado diz: Deus perdoa sempre , o homem às vezes mas a natureza nunca.

Não se podem desperdiçar oportunidades.O Futuro é já ali, já começou há muito....Muita Disponibilidade, Responsabilidade,Visão,Espírito de Missão, muito Trabalho Árduo, Clareza e Seriedade, o Futuro desta empresa RECLAMAM-NO...para continuar a serLIDER do mercado Nacional, dos melhores Europeus, a merecer a Confiança dos CLientes, dos Porugueses e desempenhar cabalmente a sua missão."

Palavras duras mas que traduzem, tais como as que provocaram o Comentário original, um "estado de alma" que urge respeitar . O caminho dos anos próximos é duro e áspero e só enfrentando a realidade é que teremos sucesso competitivo.

Nenhum comentário: