segunda-feira, outubro 15, 2007

INTERGRAF em NICE


Muito boa conferência sobre as questões de Segurança que ocupam fabricantes e editores de Notas de Banco, Acções, Cheques, BI's, Passaportes, etc... e..selos de Correio.

Foi sobretudo interessante assistir à palestra da Interpol e saber como as várias "inconformidades" da sociedade de hoje, ao nível das lavagens de dinheiro, do terrorismo, do tráfico de pessoas, de armas e de droga, podem ter também ligações com a falsificação de documentos de segurança (recordo só o caso dos passaportes...).

Do ponto de vista de Correios e da Filatelia soube-se o que já não era segredo para ninguém: Os operadores postais do Norte da Europa (Alemanha à cabeça, mas seguida de perto pelo Reino Unido e Suécia) estão com problemas de falsificação de selos. Estas falsificações visam sobretudo o selo auto-adesivo utilizado preferencialmente na Postagem, devido às quantidades muito maiores do que as dos selos intaglio, ou off set mais utilizados para coleccionismo filatélico.

Em relação a este último - que é o que nos preocupa mais no âmbito deste Blog - deve dizer-se que o progressivo alargamento do sistema WNS , sistema de numeração e registo mundial de selos comemorativos, que é proposto pela UPU\WADP, tem de facto diminuido o volume de falsificações de "novidades filatélicas".

Aqui vai o endereço para darem uma olhadela e divulgarem sff:


O vosso Blogger fez uma apresentação sobre o futuro da Filatelia no Mundo, obviamente demasiado longa para este meio de comunicação que é um Blog, mas onde se falava destas coisas que nos têm ultimamente ocupado: necessidade das emissões estarem mais ligadas ao público em geral, necessidade dos selos circularem, como aumentar a notoriedade da selo postal através de ideias (como a do "selo personalizado") que apesar de não serem "ortodoxas" em termos de filatelia clássica não deixam de abrir os olhos de muita gente para este mundo dos selos e ...das cartas, manuscritas ou não, que circulem com eles colados.


Um comentário:

Anônimo disse...

O problema da filatelia actual não é o aparecimento do projecto meu selo que a mim filatelista classico nao me desagrada mas sim o elevado (com tendencia para subir!) das nossas emissoes filatélicas! Eu pergunto ao blogger: quantas são as cartas que efectivamente vê circuladas na sua caixa de correio com selos das taxas elevadas? Pois então?! Esses selos nem vendidos sao ao balcao dos correios das ruas e ruelas do nosso país! Só mesmo na central talvez o sejam... nao sei!