segunda-feira, outubro 29, 2007

Cartão Amarelo ao Governo?


Estive fora de Lisboa desde a Sexta Feira passada e não tive ocasião de comentar aqui no Blog os resultados da última sondagem que a MarKTeste fez para o DN e para a TSF sobre o Barómetro da situação política.

Mesmo assim e com desculpas pelo atraso aqui deixo o artigo em causa:

"Terá sido do efeito novidade? É o que os próximos meses confirmarão - ou não. O facto é este: o PSD mudou de líder, sendo Marques Mendes substituído por Luís Filipe Menezes.

E, na sequência disso, o partido deu um enorme pulo nas intenções de voto, segundo os resultados do barómetro preparado para o DN e a TSF pela Marktest. Os sociais-democratas subiram cerca de oito pontos percentuais, passando de 27,6 por cento para 35,9.

E os votos parecem ter vindo, pelo menos em grande parte, directamente do PS. Os socialistas desceram cerca de cinco pontos, passando de 41,5 para 36,9.

Resultado: agora o PS e o PSD estão praticamente taco a taco.

Só um ponto percentual os separa. É uma situação, de facto, de empate técnico. Sócrates que se cuide...

A brutal subida nas intenções de voto do PSD ocorreu por transferência de votos do PS - mas não só. Quem também sofre com o "novo" PSD de Luís Filipe Menezes é o CDS-PP de Paulo Portas. Os democratas- -cristãos deram um tombo gigantesco, de 8,4 por cento nas intenções de voto para 2,9 por cento. Se as eleições fossem hoje, isto quereria dizer que, muito provavelmente, nenhum deputado do CDS seria eleito.

Com Menezes, aparentemente, o PSD cresce à esquerda e à direita. O CDS-PP, pelo seu lado, inverte uma tendência de subida que já vinha de Julho.

Já à esquerda do PS, o cenário dá para sorrir. Tanto a CDU como o Bloco sobem. Os comunistas, porém, sobem mais, passando de 10,8 por cento para 12,3 - e consolidando-se assim na casa dos dois dígitos. A coligação chefiada pelo PCP revela assim capacidade de capitalizar o descontentamento com a Governo.

A subida do BE é menos acentuada: 0,6 pontos percentuais. Mas volta a subir, o que é uma diferença em relação ao mês anterior."

Comentário: Pode ser este um sério aviso ao PS (sobretudo ao Governo PS e a José Sócrates) de que alguma coisa está a correr mal no seu rerlacionamento com o público votante...

Devemos dizer que esta sondagem foi feita antes do êxito do acordo para o Tratado Europeu e na semana em que as visitas de Sócrates antecedidas pelas "visitas" de polícias a alguns Sindicatos deixaram no ar uma intolerável brisa de autoritarismo e de "democracia musculada" que mais parecia estarmos na América Central...

Mesmo assim há que estar atento aos resultados futuros e começar a olhar para 2009 (pelo menos eu, que não sou analista pago pelo PS para tratar destas matérias, era o que faria sem mais delongas).
E já repararam que o ""Chavístico" Meneses parece singrar cada vez mais aqui no canteiro à custa das asneiras alheias? Esse sim é que será o problema para o futuro...

Nenhum comentário: