segunda-feira, novembro 27, 2006

Um Degrau mais próximos do Céu...


Ida ao Porto na Sexta Feira passada, pretexto para mais uma visita a um dos Restaurantes de referência daquele honradíssimo burgo:

Restaurante O Degrau do Castelo
Largo do Castelo
Leça da Palmeira
Telef - 22 995 22 99


Bem, como veêm fica em Leça e não no Porto, mas é este um detalhe.

Leça foi conhecida (ainda é) pela sua oferta de Restaurantes de fim de semana para os amigos tripeiros e eu próprio não fugi a esse chamamento por diversas vezes.

Lembro-me da Casa do Victor (também conhecido pelo "ladrãozinho" por oposição ao Irmão que era o "Ladrão" e que também tinha Restaurante no mesmo local) e onde se comia soberbamente, mas que fechou por vicissitudes do Proprietário e da vida que levava fora da Restauração, pois o restaurante sempre funcionou bem...

Mas hoje ocupamo-nos com o Degrau!

Duas salas: a da entrada e berço do Restaurante , que é pequena e afável, mas também num andar cimeiro contíguo, uma sala grande bem decorada para receber Grupos ou para almoços mais recatados. Clientela típica da zona com alguma tendência para Portistas e Boavisteiros. O Sr. Pinto da Costa, por exemplo, costuma lá aparecer ....

Ambiente familiar, com o Sr. Rui Araújo e Esposa a fazerem as honras desta casa com simpatia.

Come-se muito bem no Degrau, e sempre com o Peixe e o Marisco à cabeça, mas também tem pratos de carne de confecção aprimorada:

Entradas: Calamares; Bolinhos de peixe;Ameijoa à Bulhão Pato; Sardinha e Petinga frita;

Peixe: Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão; Açorda de marisco; Arroz de polvo; Arroz de tamboril; Bacalhau com natas; Caldeirada de peixe; Peixe cozido; Filetes de pescada; Lampreia; Lulas; Peixe ao sal; Peixe assado no forno; Peixe grelhado; Sardinhas assadas; Bacalhau assado; Açorda de lavagante e Parrilhada de peixe.

Carne: Mãozinha de vitela com feijão; Cabrito no forno; Bife à Degrau e Arroz de pato.

Destaques para a Açorda de Lavagante. Depois do famoso e agora meio tristonho Garrafão de Leça, onde pontificava uma nuvem de mulheres do Mar a descascar camarão de Espinho e da Aguda para a Açorda, nunca comi uma Açorda de Marisco tão bem feita!!

Também as Mãozinhas de Vitela estavam superlativas, embora para mim resultem melhor com grão de bico.

Com entradas normais do Degrau, Vinho Verde Branco e Tinto da Casa (muito agradável, sobretudo o Branco) ; Açorda a diviir por dois, Mãos de Vitela idem, dois cafés ( e sem digestivos); pagou-se 90€ (à custa da Açorda...).

De outras vezes que lá fui tive ocasião de comer um Robalo assado no forno com arroz de Grelos e batatas assadas, de altíssimo nível!

Para quem tem gosto e vontade de entrar nos digestivos tem o Degrau uma das maiores ofertas que vi em Restaurantes desta gama. Sobretudo em Maltes...

Não digam que eu disse, mas também tem umas aguardentes e bagaceiras "sem rótulo" , da Região dos Vinhos Verdes, que são de chorar por mais...

Enfim, Muito Recomendável para quem tenha tempo, motorista e ....Reserve!

Nenhum comentário: