sexta-feira, novembro 10, 2006

Marisco é caro e não há(?)




É este um lugar comum aqui no nosso Portugal dos pequeninos: Marisco é Caro e Raro.

Mas tenho de vos dizer que mesmo no centro do antro burguês que é Cascais, a alguns metros de um das casas do Sr. Champalimaud e a mais alguns metros de uma casa da família Espírito Santo, mesmo sobre o Mar, existe um Restaurante e Marisqueira que nos pôe a pensar sobre a verdade do Título deste Blog...

Restaurante Mar do Inferno
Av. Rei Humberto II de Itália
Telef. - 21 483 22 18

Fica no início da estrada do Guincho, obviamente do lado do Mar, e perto da antiga Boca do Inferno, furnas escavadas na Rocha pela força da maré e de onde, devido aos remoinhos que se formam na batida de mar, ninguém escapa se lá cair...

Esta Casa está há muitos anos na posse da mesma família, que começou pelo Pai Tirano (não confundir com o velho filme português de Vasco Santana) e pela sua afamada tasca em Alcabideche onde muitas vezes fui com o meu Pai, era eu miúdo de calções.

Nessa Tasca comia-se de tudo, mas também Marisco dos viveiros próprios do Sr. Tirano.

Tenho com o Marisco uma relação meio esquisita, não gostava quando era mais novo e ainda não gosto agora. Sobretudo de marisco grande, tipo Lavagante ou Lagosta. O que me sabe mesmo bem, sendo bons e frescos, são os percebes e as bruxas. As bruxas chamam-se Santieguilhos na Galiza e são um marisco que parece uma miniatura de cavaco, mas de incomparável (pelo menos para mim) sabor .

Quando íamos à Casa Tirano em Alcabideche, o meu Pai alambazava-se com uma santola recheada e eu comia umas sandes de presunto... Eu saía-lhe barato e se calhar era por isso que me levava mais vezes(!)


Muitos anos mais tarde, depois de muitas peripécias que conheço mas que não há motivo para evocar, eis-nos então ao pé do Restaurante Mar do Inferno, gerido pela nora do Sr. Tirano (Dª Lurdes, Lú para os Amigos) pelo filho e netos.

Ponto Fraco desta Casa: Não tem Ar Condicionado. Mas a enorme esplanada virada ao Mar do Guincho supre bem esse deficiência, sobretudo nas noites de Verão. Que digo eu?! Mesmo agora (ainda ontem lá estive) se está bem cá fora...

Marisco e Peixe frescos, fresquíssimos, são de rigor.

Tudo se vende ao Kg. Peixe , em média a 45€ \Kg e Marisco depende muito, Lagosta Nacional a 120€ a Grande e a Pequena a 100€, mas Camarão do Algarve e Bruxas a 65€ e Canilha , Búzios, etc.. muito mais baratos.

Por norma o peixe é grelhado no carvão, aberto ao meio ou inteiro, à escolha do freguês. Há pratos do Dia, entre eles pode acontecer uma Caldeirada, um Peixe assado no Forno, mas também um Cabrito que já lá comi e era muito bom.

O forte da casa é obviamente o Marisco. Grande Montra à entrada com marisco já cozido (cozem todos os dias de manhã, por volta das 11.00H) ou então viveiros com marisco vivo para cozer.

A experiência desta Famíla - mais de 50 anos - nos tempos de cozedura e na "mão de sal" é tal que posso afiançar ser este marisco cozido (ou grelhado) o que encontrei com melhor gosto.

Em quanto fica uma refeição com base mariscal? Vamos a ver tendo em conta 4 pessoas:

Entradas de mexilhão de vinagreta, 300 g de Bruxas (Santieguilhos) , 700 g de Cavacos (a lagosta dos Açores) , 500g de canilha, 300g de Percebes médios, 8 Navalheiras médias, 2 meios bifes do lombo (que fizeram 4 pregos), 2 canecas e 4 túlipas de cerveja, 4 cafés.

Total: € 156

É caro? Estamos a falar de 39€ por cabeça, mas tenham em atenção que há muito restaurante em Lisboa que vos "afinfa" com essa dose sem que cheirem sequer tremoços, quanto mais percebes...

Nenhum comentário: