segunda-feira, novembro 06, 2006

A Capela (Sistina) da Gastronomia de Évora


Já que cabe ao FIALHO a honra e o proveito de ser a Catedral da Gastronomias Eborense podemos e devemos falar também da Capela Sistina de Évora nesse mesmo enquadramento.

En passant louvor e vénia ao "Pai" Fialho que deu origem a , pelo menos que eu saiba, 3 Restaurantes filhos abertos por empregados que nele trabalharam: Este que agora comento (Tasquinha do Oliveira) o Rio de Prata em Vila Viçosa e o Manuel Azinheirinha em Escoural.


Mas hoje falamos da "Capela Sistina":

Restaurante "Tasquinha do Oliveira"
Rua Cândido dos Reis, 45 A
Telefone - 266 744 841

Capela porque é pequeno, muito pequeno. Sistina porque lá se come bem, muito bem, tão bem como na Catedral (alguns dizem que melhor ainda - sacrilégio!)...

Dª Carolina - esposa de Mestre Oliveira - é uma das melhores cozinheiras rústicas que tive ocasião de ver a trabalhar neste nosso País. Das suas mãos saem petiscos aparentemente simples, mas que têm particularidades de sabor e de confecção que nos enchem as papilas gustativas e nos levam ao Céu gastronómico (diríamos que são mãos muito "mimosas" à maneira dos Amigos Alentejanos).

As mais de 40 Entradinhas representam quase tudo o que se faz na Alta Cozinha Alentejana e mais algumas novidades, como a Sapateira Recheada ou as Pataniscas de Bacalhau. Estas são simplesmente sublimes e só conheço outro Restaurante que as trata assim tão bem: o distante , mas também notável, "António" em Leça, na Estrada que dá acesso ao Aeroporto de Pedras Rubras.

Como Pratos Principais são de não perder o Cozido de Grão, a Perdiz à Moda da Tasquinha, o Arroz de Lebre, o Borrego Assado ou as sempre bem vindas Migas (onde tudo é de Porco Preto).

As Sobremesas Transtaganas e Conventuais são pujantes, desde o Fidalgo até à Sericaia, passando pela Encharcada ou pelas menos conhecidas Nuvens.

Notas da última vez que lá comi com 3 Amigos:

Matámos a sede com uma ou duas "canhas" tiradas à pressão e começámos com as pataniscas, costeletas de borrego panadas, ovos mexidos com chouriço e espargos verdes, salada de grão com bacalhau e Tortilha com pimentos.

Abriu-se um Monte das Servas Reserva de 2003 e um Monte das Servas Touriga de 2003 (foi a primeira vez que os provei. Depois disso já comprei para minha casa atendendo à relação qualidade\preço imbatível).

Enquanto o Vinho Tinto respirava o Sr. Oliveira foi-nos "vendendo" o Prato principal e trazia ainda (!!) para a mesa mais um Souflé de Gambas de entrada para fazer boca à espera...

Decidimo-nos por um Arroz de Lebre e umas Migas (Só duas doses, et pour cause...).

Trocávamos de Travessa porque todos queríamos provar de tudo e só se ouviam elogios em volta da mesa, pela mestria da cozinheira, mas também pelo apuro dos Tintos.

Já agora , se fizerem como nós, bebam primeiro o Reserva Tinto de 2003 , pois o sabor muito característico da Touriga vai encher-lhes o palato e impedir a prova posterior do Reserva , que é bem mais elegante do que o Touriga, verdadeira "força da natureza".

Preços?

Bom são preços à Fialho (mas a qualidade também): Quatro pessoas , sem sobremesas (não cabiam, pura e simplesmente) e com tudo o que enunciei - 184 €...

Nota Muito Importante: Sem Reserva não há mesa!! A Tasquinha do Oliveira senta apenas 12 ou 14 pessoas...

Nenhum comentário: