quarta-feira, novembro 22, 2006

O que é Direita e o que é Esquerda?


Já aqui falei das privações que as classes média e baixa têm sofrido nos últimos anos, com o espectro do desemprego a servir de contraponto para actuações de racionalização e de downsizing das Empresas.

Falamos de Sobrevivência num Mercado cada vez mais globalizado!!

A abertura dos mercados da Ásia ao capital ocidental e o facto de, nesses Países, se continuarem a praticar políticas salariais e - mais abrangente ainda - estratégias de Assistência Social típicas da Idade Média europeia, faz com que se torne uma tentação cada vez mais forte a instalação de unidades fabris nesses locais.

Fechar o mercado Norte Americano e Europeu aos produtos "primários" (têxteis, calçado, gadgets, brinquedos, equipamentos desportivos...) oriundos da China e dos outros "paraísos laborais" não é resposta. Porquê? Sobretudo porque esses Países fechariam também a entrada à maquinaria pesada de origem Europeia e Norte Americana, deixariam de comprar os carros e os produtos de luxo feitos no Ocidente , etc, etc...

A China muito rapidamente está a tornar-se no maior consumidos de energia do mundo (leia-se Petróleo) e a sua Economia desenvolve-se de forma inaudita à custa do esmagamento dos factores de produção.

Todos sabemos como Xangai se pode vir a transformar no centro financeiro do Mundo dentro de alguns anos, e essa preponderância decerto que traz para a China todo um perfil de consumismo de artigos de luxo e sumptuários em cuja comercialização o Ocidente quer fazer bom dinheiro ...

Parem portanto as hipocrisias! Alemanha (Porsche, Mercedes, BMW) ; França (Cognac, Champagne , Alta Costura) ; Itália e USA têm muita gente interessada no sucesso dos "dragões asiáticos" para dele se aproveitarem.

Se for à custa do desemprego no Vale do Ave, no Rur ou em Detroit, paciência...

Como saímos disto?

Não tenho resposta séria ( e penso que ninguém a tem, pelo menos no curto prazo).

Mas aqui vai uma sugestão: Que acham de fazermos infiltração e agitação social na China, de forma a que as massas trabalhadoras passem a reinvindicar condições de trabalho e remuneratórias semelhantes às do Ocidente?

Esta é uma alternativa (cómica) que me agrada especialmente, sobretudo porque me parece ser uma Révanche engraçada sobre os Educadores da Classe operária pagos por Mao Zedong (acho que é assim a grafia oficial) para subverterem o capitalismo nos anos 60 e 70...

MRPP, e seus clones... (ainda se lembram?)

O problema é que na China existe a pena de morte ( e os chineses não são meigos a aplicá-la...)

Parece que têm todas as vantagens daquele lado!

Nenhum comentário: