quinta-feira, novembro 30, 2006

Camarate e o Sr. Esteves


Li com algum cuidado a Reportagem de ontem da Revista Focus sobre este assunto e "revisitei" alguma da papelada que mantenho em casa sobre este "Mistério" do "crime acidental" ou do "acidente criminal" que vitimou um Primeiro Ministro deste País e um seu Ministro da Defesa (entre outros) .

Devo dizer que o Artigo - entre tudo o que li - que me parece mais claro sobre esta matéria já de si muito pouco transparente é o que se encontra neste local:

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/noticias/99/nota99_0706.htm

E que é da autoria do antigo Procurador Geral da Repúlica Dr. Cunha Rodrigues (escrito em 1999).

Sendo de 1999 é bem possível que tenham entretanto surgido outros factos ( ou provas) mais recentemente.

De facto vem agora um "Sr. Esteves" pretensamente ao abrigo da caducidade do processo e pelo facto do sobre o mesmo o Supremo já se ter pronunciado, dizer o seguinte:

"Que tinha sido convidado para fazer uma bomba a fingir que avariasse sem estragar muito o avião do General Soares Carneiro"

"Que o objectivo era constituir um facto político que desse a vitória ao General pela onda de simpatia que seria criada à sua volta"

"Que a bombinha foi por ele entregue a um Sr. "escuro"

"Que a bombinha terá sido alterada e transformada em Bombona"

"Que por acaso o avião foi utilizado nesse dia e hora pelo 1ºMinistro e pelo Ministro da Defesa"

" E que caíu o Avião com todos lá dentro"...

O que dizer a isto?

Começo por confessar que o assunto me intriga a vários níveis.

Logo porque a utilização do avião pelos personagens que vieram a falecer pareceu historicamente estocástica, não planeada, o que se inseriria nesta versão do "Sr. Esteves".

Por outro lado, se era para "assustar" apenas e desencadear uma onda de simpatia porque não se esperou para estar a bordo o General Soares Carneiro?

Por fim, sendo admissível que esta conspiração um pouco idiota (a da Bombinha) pode ter sido utilizada por outra Conspiração dentro dela, mais sombria e nefasta (a da Bombona) e que visava a Morte do 1º Ministro e de quantos o acompanhavam, então teremos de reconhecer que a Confissão do "Sr. Esteves" não resolve nada e apenas abre a porta para outra Agenda secreta e desconhecida...

Depois porque nunca se encontrou oficialmente vestígios de Bombinha nem de Bombona a bordo. A palavra a reter pode ser "Oficialmente"...

E por fim porque me parece - podendo estar enganado - que nem os Partidos de Poder (PS e PSD) nem os sucessivos Governos post -1980 mostraram de facto grande interesse em ir até ao fim nesta investigação.

E aqui é que sinto poder estar o "bichinho" do gut feeling que faz muita gente acreditar na teoria do Assassinato: é crível que o Segredo já não o seja para alguns, mas que o seu teor nunca virá a público por motivos de Estado?

Mas qual o Motivo de Estado suficientemente poderoso para justificar este encobrimento?

Aqui entramos no campo da especulação pura: envolvimento de algum dos Pais da Pátria (leia-se alguma figura do próprio Estado)? Envolvimento de alguma Potência Estrangeira com quem tínhamos relações de amizade? Etc...

Os USA tiveram Kennedy e a fatídica Dallas, nós tivemos Sá Carneiro e a manhã de Camarate...

Todos podem acreditar no que entenderem em relação a estas duas Óperas Trágicas dos nossos tempos e das nossas sociedades, mas a Verdade nunca será, em minha opinião, oficialmente reconhecida.

Um comentário:

Anônimo disse...

A verdade é que o Primeiro Ministro deste País e o Ministro da Defesa morreram na queda de um avião,quando levantava de Lisboa para o Porto e além de muita cortinada de fumo,tal como noutros cenários à portuguesa,muitas dúvidas,muita investigação?!!,será que haverá mesmo interesse em esclarecer?!poucos resultados,muito branqueamento,muito boqueio,muita desconfiança,muita insinuação.....muito tempo e de concreto...muito pouco, ou quase nada....é este país no melhor dos seus desempenhos macro estruturais....mas num dia de nevoeiro ainda virá aí um Salvador....e,nem,não só, mas também....Povo de Brandos Costumes...Vêde lá que pode o Povo....será que poderá um dia?Esperemos que sim