segunda-feira, novembro 20, 2006

Perdizes à Financeira para um grupo de tesos...




A palavra "tesos" é perigosa... Mas vou deixar aos próprios (e aos que os conhecem) a decisão final sobre a etimologia a aplicar neste enquadramento da Refeição que Mestre Mendonça nos preparou em sua casa com as primeiras Perdizes do ano.

A Preparação "à Financeira" tem apenas a ver com o acompanhamento utilizado com as perdizes, e que é constituído por fígados das mesmas, batatinhas assadas, cebolinhas e castanhas.

As Perdizes vieram para a mesa armadas em Bela Vista (ver fotografia) simplesmente estufadas com Armagnac e colocadas em cima de uma fatia de pão.

Simplesmente fabulosas! A carne rija típica de uma ave de campo a fazer contraponto com os sabores bravios as mais das vezes afastados dos nossos pratos.

A Refeição começou com uma Foies Gras feito também pelo Anfitrião e que parecia seda nas nossas bocas...

Para terminar Framboesas ao natural , Queijos locais, e Marmelada caseira em duas apresentações: feita recentemente, a correr pelo prato em tons cor de laranja vivos, e já com mais idade, vermelha escura e rija a cortar.

Para complementar esta festa de sabores Outonais uma Magnum de Barca Velha de 1991 - Espantoso ainda (tenho de dar a mão à palmatória, está muito melhor do que o que bebi em garrafa de 0,75 L). Ainda se bebeu mais um Alentejano, Reserva da Herdade da Bombeira 2004, o qual constituiu uma agradável surpresa.

Boa Companhia que se bateu de igual para igual com a paparoca e com os Vinhos. E pouco mais se pode pedir para levar como recordação deste Mundo...

O único Problema é que eu era o único benfiquista na Cova da Onça (digo, do Leão) e fui, portanto, o bombo da festa da piadética à Mesa... E ainda não tínhamos jogado com o Braga....

Obrigado Amigo Mendonça!

Nenhum comentário: