segunda-feira, agosto 10, 2009

O Caso do Roubo na INCM

O nosso Amigo Bernardo sugere que se faça aqui um comentário sobre o infame caso do roubo de Material filatélico feito na Imprensa Nacional Casa da Moeda pelo Engº Trigueiros.

Podem ver aqui a notícia (cortesia do Amigo Bernardo)

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1330406


Tenho algum pejo em comentar este assunto por motivos vários:

a) Conheço pessoalmente o Engº Trigueiros. Fui colega no ISCTE da irmã dele. Nunca me passou pela cabeça que chegasse a este ponto... Fiquei mesmo estupefacto quando a Judiciária divulgou o assunto.

b)A INCM tem culpas no cartório por ficar em seu poder com material filatélico que , nos termos do estatuto do Selo, devia pertencer ao Editor e Emissor CTT. É verdade que apenas este ES de 1985 regula especificamente esta questão e que muito material roubado era anterior a essa data, mas mesmo assim o anterior ES dava já indicações suficientes nesse sentido... E uma pergunta devo fazer ( e já fiz) : o que andará ainda por lá escondido ou abandonado?

c) Finalmente, porque fui envolvido na investigação - como seria de esperar - e por isso estou um pouco aflito para dar pormenores.

Quanto à sentença...Palavras para quê?? Comprem lá uma fotocopiadora rapidinho à INCM....

Um comentário:

Leal e CRÓ (Jornal Hobbies & Colecções) disse...

E vamos à 3ª achega a este Blog.Comentário ao Comentador:
1º) Na verdade o pecado maior deste homem é ser investiagador e tê-lo sido toda a vida. Privámos diariamente em Escritório comum durante 18 anos! Como homem da Numismática mete a foice em "seara alheia" a Filatelia. Ele teve acesso a tentações que ninguém mais irá ver. Meteu a "foice em seara alheia". Leia-se nos Filatélicos. E mais não dizemos.
2º) O que andará ainda por lá escondido? Bem, para saber um pouquito mais, teria o Amigo de ter estado presente nas 6ª,7º,8ª,9ª sessões do julgamento.
3º) Não fomos envolvidos na fase de investigação como você diz ter sido, mas, na fase da resolução do caso (consultor-perito avaliador). Um dia virá a ser descrito em "letra de forma" e por quem sabe de todo este caso ilustrando-o com centenas ou os milhares de fotos ilustrativas de items, isto sem estar aflito para dar pormenores pois quem começa ... acaba.
4º)Quanto à sentença: São as leis interpretadas pelos magistrados, pela defesa dos seus intervenientes e que no caso presente FOI MAGISTRAL. Escreve quem assistiu às 7 sessões decissivas.Foi pena não ter estado presente.
Quanto à fotocopiadora SIM, SIM, SIM, mas a CORES e para todos os outros que venham por lá a passar se entretanto tudo se não tenha definitivamente perdido por má conservação.
O português é assim: não come (leia-se =conservar bem)nem deixa comer (leia-se =ter um estudo feito em mão, dos nossos valores postais impressos na Casa da Moeda). Somos mesmo privilegiados!
Quanto à sentença: Foi bem aceite.
Leal e CRÓ,
(profissional perito avaliador diplomado)