segunda-feira, agosto 10, 2009

Crónica de um Dia na Serra


Alguns Amigos ( e também a "mais que tudo") questionam o Blogger sobre como se aguenta tantos dias aqui na Serra... No fim de contas o entretenimento com os tachos e as panelas ocupa parte do dia, mas não todo.

Bem, este ano temos o problema do "branco que só há pouco tempo parou de ferver", factor que muito influencia a ocupação das gentes aqui em cima, como verão...

Como de costume acordo às 6.00 e fico a olhar para o relógio à espera que sejam horas de levantar. Lá para as 7.30H levanto-me, tomo banho, acordo o "senhorio" e , enquanto espero que S. Exª se despache das abluções matinais (é pior do que uma mulher...) venho para aqui escrever.

Pelas 9.00H estamos em Gouveia, tomamos o pequeno almoço e compramos os jornais. às 9,40 estamos em Seia, no Pingo Doce, a ver o que se arranja para o almocinho - o peixe trago sempre de Cascais, mas aqui compro a carne e o resto. Por exemplo, ontem comprei costeletas de vitela e de borrego para experimentar de novo as mãos no grelhador Weber...

Os resultados não foram melhores do que com os sargos. Desta vez deixei a carne mal passada, com medo de a estorricar. A experiência dá qualidade e aprimora o jeito, pelo que estou convencido que daqui a uns 20 borregos e 15 vacas estarei ao nível.

Mas deixem-me continuar.

Chegamos a casa pelas 10.00H e é altura de ir à Adega ver se o "branco" já estará em prova...
Tecem-se muitos reparos ao tempo que está muito mudado, aos adubos adulterados, ao vasilhame que não se comporta como devia (com o "branco", porque com o Tinto nada disto aconteceu)... Mas nunca por nunca ser se pôe em causa a qualidade do enólogo e adegueiro ( o meu Cunhado).
Como o "branco" ainda não dava Prova bebeu-se um copito do tinto à espicha para justificar a deslocação à Adega - ainda são 18 degraus para baixo, outros tantos para cima e 6 metros de caminho de pedra...

Ajudo ao almoço , vamos para a mesa às 12.00H , vê-se o noticiário e depois arruma-se a cozinha.

Pelas 15.00 é altura de dar mais uma saltada à Adega, pois pode ser que entretanto o "branco" tenha mudado de carácter (ou lá o que é ).... Ainda nada. Por isso bebe-se um copito de bagaço geladinho para justificar a deslocação...

A meio da tarde é altura da cachimbada com o meu senhorio, lendo alguma coisa do muito que por aqui temos. Se me der o sono ressono mesmo ali no terraço.

Pelas 18.00 há que pensar nos grelhados do jantar (enfim...) Mas, antes disso ( já adivinharam) vai-se outra vez à Adega, desta vez acompanhados por Amigos que entretanto chegaram, para ver o estado do "branco".

Como infelizmente o "branco" ainda não se pode beber, há que oferecer aos Amigos um Tinto, para justificar a deslocação deles ( e nossa) e em sinal de solidariedade. Tecem-se então muitas considerações sobre o Tempo, os adubos, o vasilhame , etc... Dada a demora neste conciliábulo fraternal, há que beber mais uns tintos antes do jantar...

Janta-se (se tiverem sorte com a grelha) , arruma-se a cozinha e pelas 21.00H faz-se a última romaria à Adega (Exactamente!)

Dadas - infelizmente - as condições do "branco" manterem-se estáveis, bebe-se mais um bagacito geladinho , para a sossega.

Esta (a sossega) chega mais cedo do que parece... Sem contar com o meu "senhorio" que fica a trabalhar na Tese até às tantas, e a minha Sogra que se pendura nas Telenovelas da TVI, eu e o meu cunhado às 23.00H já estamos a serrar presunto, e do grosso!

Em conclusão: Ou o C... do Branco rapidamente "desdobra" ou "aclara" ou lá o que é que os vinhos têm obrigação de fazer nos tonéis, ou então ainda saímos daqui com o fígado estragado... Obviamente que por culpa do Tempo, dos adubos modernos e da trampa do vasilhame!

2 comentários:

Fernando Bernardo disse...

Você mata o tempo (-bicho, também!) no 'paraíso'. Eheheh...
Permita-me uma sugestão: Que tal um post/comentário ao "affaire fotocopiadora", como pretexto para reduzir as deslocações à adega?
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1330406
Continuação de bom 'trabalho' na Serra. (A serrar presunto, claro!)

CSilvério disse...

Já se vê que quando está na Beira não precisa de tomar tranquilizantes para adormecer.
;-)