sexta-feira, janeiro 11, 2008

Tive a sorte de nascer Homem...


A desgraça que se está a passar no Kénia tem um impacto directo na organização da Congresso da União Postal Universal, previsto exactamente para ocorrer em Nairóbi em Agosto deste ano.

Embora não existam ainda posições formais sobre a matéria é lógico que esta grande reunião de âmbito mundial não se poderá realizar naquele local.

Tenho muita pena, pois seria a primeira vez que a "mãe" África daria guarida a um evento desta natureza, tornando-se talvez possível - não no enquadramento do Congresso, obviamente, mas ao lado deste - chamar as atenções para as terríveis situações de miséria, pobreza, discriminação sexual, esclavagismo, etc... que, aliadas ao nepotismo e ao capitalismo selvagem das classes dominantes, vão destruindo o berço do Mundo.

Estudam-se já , como alternativas para o Congresso da UPU , Qatar e Genéve, sendo que esta última - como alguns devem saber - é o local de "refúgio" (por default) da comunidade postal internacional.

Tomem lá atenção como -no Kénia - a Constituição do País trata as Mulheres:

"The Constitution of Kenya forms the legal basis of discrimination against women. In Section 82, it outlaws discrimination on the basis of many grounds but discrimination on the basis of sex is not outlawed.

Furthermore, it explicitly immunizes discriminative customary practices from constitutional scrutiny. In Section 82 (4), it states that the provisions against discrimination are not applicable with respect to adoption, marriage, divorce, burial, devolution of property on death or other matters of personal law. All these issues impact directly on women's lives."

De entre os relatos que nos chegam das atrocidades cometidas nos últimos dias, , com relevo para "Autos-de-Fé" em Igrejas dos arredores de Nairóbi, incendiadas depois de cheias de pessoas e com as portas trancadas, apareceram também esta semana notícias sobre como muitos "homens" estariam a aproveitar a fuga de maridos e pais para a floresta para procederem à captura de mulheres em idade núbil para "venda" como escravas.

Enfim...

You cannot rob us of the rights we cherish,
Nor turn our thoughts away
From the bright picture of a "Woman's Mission"
Our hearts portray.

We claim to dwell, in quiet and seclusion,
Beneath the household roof,
From the great world's harsh strife, and jarring voices,
To stand aloof;

Not in a dreamy and inane abstraction
To sleep our life away,
But, gathering up the brightness of home sunshine,
To deck our way.

As humble plants by country hedgerows growing,
That treasure up the rain,
And yield in odours, ere the day's declining,
The gift again;

So let us, unobtrusive and unnoticed,
But happy none the less,
Be privileged to fill the air around us
With happiness;


To live, unknown beyond the cherished circle,
Which we can bless and aid;

To die, and not a heart that does not love us
Know where we're laid.

Annie Louisa Walker

Nenhum comentário: