terça-feira, janeiro 08, 2008

A Ressaca das Festas - Em Louvor das Sopas



A maioria dos Leitores sente-se - neste início de ano - ainda um pouco "inchado" com os desvarios cometidos à mesa durante o Natal e Fim de Ano?

O melhor "Remédio" costuma ser um mês de sopas...

Tradicionalmente este mês de Janeiro é cá em casa um mês de "defeso" onde tanto o meu "senhorio" como eu abdicamos de jantar de garfo e faca para o substituir por uma bela sopa, quente e reconfortante, para antes da deita.
A Sopa à Portuguesa é - até do ponto de vista dietético - um dos melhores e mais completos pratos que podemos ingerir. Engorda muito menos do que a habitual substituição do jantar por "umas sandes em frente à televisão" e faz muito melhor à saúde, tendo ainda a vantagem de reconfortar sem esticar demasiado o estômago, virtude sempre de assinalar para quem, como eu, se deita "com as galinhas" para me levantar "com os galos".


Qualquer Sopa das nossas tem sempre a mesma forma de execução: uma cozedura lenta em água de legumes escolhidos , com mais ou menos batata, alho francês, cebola, por vezes com nabos, azeite e sal.

Depois é só passar pela varinha mágica e acrescentar em seguida mais legumes verdes (Couve, nabiças, etc... ripadas à mão) para quem aprecie a Sopa mais ou menos forte. Deixam-se cozer estes últimos com a panela aberta para que a couve (ou o que for) não perca a cor, durante uns 10 minutos, e vai para a mesa.

De todas as formas, o segredo para que qualquer sopa apresente aquele toque aveludado de que todos gostamos é a utilização de muita e boa cebola que, com o alho francês, deve sempre fazer parte da base da maioria das receitas.

Neste tempo que é o nosso, onde é já possível comprar pré-lavados e desinfectados, agriões, caldo verde, nabiças ou espinafres, onde o feijão, as ervilhas e o grão vêm em latas pré-cozidos, etc... fazer uma sopa é tarefa fácil e que não demora mais do que 45 minutos.

Com a outra vantagem de se poder fazer ao fim de semana para aguentar pelo menos até Quarta Feira seguinte no frigorífico.

Vão por mim: uma sopinha ao jantar - independentemente das idades e dos pesos - dá bons sonos e melhores sonhos!

Nenhum comentário: