quarta-feira, janeiro 23, 2008

O que é um Selo (1)?


Aqui em Berna e ainda no rescaldo da preparação do Congresso ( o qual não tem por enquanto marcação definitiva) tivemos um trabalhão para decidir colegialmente o que levaríamos ao mesmo sobre o famoso Artigo 8º da Convenção.

Para quem não sabe, a Convenção da União Postal Universal é a "Bíblia" dos Correios de todo o mundo, define todos os procedimentos administrativos e operacionais ligados às tarefas postais, com relevo obviamente para as que têm de ter interfaces com o exterior: envios e recepções de correspondências e encomendas entre Países terceiros (alguns até não ligados diplomaticamente!) mas também trocas de dinheiro, com as quotas-partes (que são uma forma dos Operadores Postais "acertarem" as contas uns com os outros ao que distribuem por conta de terceiros e ao que enviam para distribuição dos mesmos terceiros); etc, etc...

O Artigo 8º tem a ver com a Filatelia. Define o que é um Selo Postal para a UPU e, por generalidade, para todos os Países que emitem Selos Postais.

Sendo a Associação a que tenho a honra de presidir - WADP - um fórum de Operadores Postais (que são os Emissores dos Selos), mas também de Parceiros como a ASCAT (Editores dos catálogos de Selos); a IFSDA (Comerciantes filatélicos mundiais) ; a INTERGRAF (Associação Mundial dos Impressores de Segurança Máxima); a FIP (Federação Mundial de Filatelia, que representa as Federações Nacionais e os Coleccionadores) e ainda da Associação Mundial de Jornalistas Filatélicos, é possível compreender como a definição do Artº 8º é "poderosa" desde que levada pela WADP ao Congresso e ali aprovada, pois terá o beneplácito desta gente toda .

A partir dessa altura tudo o que sair do âmbito do Artº 8º não mais será considerado Selo Postal, não mais figurará nos Catálogos da especialidade, nunca mais poderá ser exposto e nunca mais será candidato a prémios.

Grande responsabilidade e ...grande dificuldade em harmonizar os interesses destas Associações todas...

Algumas, como é óbvio, têm interesses não direi que opostos, porque o que nos irmana a todos é o Futuro da Actividade Filatélica no Mundo, mas (digamos) que algo enviezados uns em relação aos outros.

Por exemplo, ao Impressor interessará fazer muitos selos, ao Operador postal idem idem desde que os venda, ao comerciante secundário que depende do coleccionador e ao coleccionador propriamente dito nem tanto, e ao Editor de Catálogos quanto menos melhor para não aumentar os seus custos de produção... isto de uma forma muito simplista como é óbvio!





Nenhum comentário: