quarta-feira, junho 28, 2006

O que é um Vinho Rosé?




Todos já sabemos que é possível fazer Vinhos Brancos com Uvas Brancas ou Tintas, mas que só é possível fazer Vinhos Tintos com uvas Tintas.

Exemplos de Vinhos Brancos feitos com Uvas Tintas são os Espumantes de Baga, ou os Champagnes feitos com castas também tintas (Pinot, etc...).

A um Champagne só feito com Uvas Brancas chamamos "Blanc de Blancs" - nunca é de mais recomendar o Excelente Ruinard Blanc de Blancs ou até o nosso Lordelo Blanc de Blancs da Bacalhoa.

Para fazer um Branco com uvas tintas não se podem misturar as películas no processo de vinificação, pois são estas que dão a cor ao vinho.

Posto isto já estamos todos a ver que um Rosé só poderá ser feito com Uvas Tintas.

A cor que lhe é dada pela arte do enólogo tem a ver com a maceração mais ou menos longa e com a densidade dos pigmentos das uvas utilizadas.

Existem ainda Vinhos de cor rosada feitos pela mistura de um pouco de vinho tinto em vinhos brancos, mas esta forma de trabalhar dá origem aos "palhetes" e não aos verdadeiros Rosés.

Atenção contudo à Grande Excepção a esta regra!! O Champagne Rosé é normalmente feito pela adição de uma pequena quantidade de vinho Tinto de Pinot Noir a um Vinho Branco de base (pode ser Chardonnay). Experimentem o Billecart Salmon Brut Rosé (perto de 70€) e depois digam alguma coisa...

Podemos dizer com verdade que qualquer Rosé- sem ser Champagne, como vimos - resulta da maceração de uvas tintas que pouco tempo ficam em contacto com a película (pele) e que podem atingir extremos de "palidez" conhecidos como a "pelure d'oignon" por um lado, mas que têm o seu outro limite cromático aceitável num tom sanguíneo vivo.

São vinhos de Verão - daí a crónica ser hoje - excelentes para refrescar o palato e que devem ser sempre bebidos frescos mas não gelados. Harmonizar a comida com estes Rosés pode não ser muito fácil...

São bons para todos os pratos de Pasta fresca, para as Marinadas, para as saladas de Perú , de Frango ou de Peixe e para as mayonnaises, já que tanto Brancos como Tintos normais "encrespam" com pratos de sabor avinagrado ou que contenham muitos ovos. Com uma Pizza feita à moda antiga, sem ser com massa congelada , vão muitíssimo bem!

Os melhores Rosés do mundo são da Provence, os vinhos feitos de Cabernet Franc do Loire, onde as marcas mais conhecidas serão Tavel e Lirac. Em Portugal começam a agora a aparecer muitos Rosés que fazem subir a fasquia do "velho senhor" Mateus da Sogrape.

Aqui vão algumas recomendações de Rosés com qualidade: Adega Cooperativa do Redondo 2005, Casa de Saima, Esporão Vinha da Defesa, Redoma, Quinta do Portal, Quinta da Pellada.

Bebam-se sempre muito jovens (neste momento a partir de 2003) e não os confundam com refrescos, porque lá ter grau alcoól têm como os outros...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Amigo
E que tal acompanhar o Rosé com uma salada Niçoise, cá vai a receita para 10 pax (Só faltam oito)
Salada Niçoise


INGREDIENTES

Feijão verde 1 kg
Tomate 1 kg
Batata 1 kg
Filetes de anchova 200 g
Azeitonas pretas 200 g
Molho Vinagrete q.b.
Alcaparras q.b.
Sal q.b.
Água q.b.



MÉTODO DE CONFECÇÃO

• Corte o feijão verde à Portuguesa
• Coza a batata com pele em água temperada com sal
• Coza o feijão verde em água temperada com sal
• Prepare o molho vinagrete
• Corte o tomate em gomos
• Descaroce as azeitonas
• Pele a batata e corte em jardineira
• Emprate os legumes em montes alternados
• Tempere com o molho vinagrete
• Decore com as azeitonas, as alcaparras e os filetes de anchova

Um abraço

Paulo Mendonça