terça-feira, junho 20, 2006

Barca Velha de 1999


Lá perdi o amor a 65€ por cada garrafita (preço especial do Clube 1500 da Sogrape) e recebi esta semana a minha Caixa de Barca Velha de 1999.

O que fazer com elas (as garrafas)?

Dilema profundo e do qual tenho dado conhecimento a alguns Amigos mais intímos...

Explico as razões desta dúvida metódica transformada em stress face à angústia Shakespeariana: Abrir ou Não Abrir eis a Questão!?

Quem tem muito dinheiro e compra várias caixas de Barca Velha pode dar-se ao luxo de ir abrindo, provando e acompanhando o estado do vinho. Quem, como eu, compra uma caixita de cada vez que o vinho aparece está mais limitado neste tipo de conduta...

Tenho tido maus encontros com Barca Velha de outros anos, onde o respeito e a veneração pela mitologia da marca me levaram a esperar demasiado para provar o vinho, sendo os resultados, como disse , bastante maus. Lembro-me nitidamente de ter acabado sem fama nem proveito as garrafas que tinha de 1991 ainda neste ano de 2006.

Também dá um certo gozo pensar que a caixa de Barca Velha está lá em casa bem guardada e acomodada, mas essa euforia depressa se transforma em alguma amargura quando se abrem as garrafas para detectarmos - 7 ou 8 anos depois - estarmos em presença de um Vinho "normal" e que pouco nos diz face ao estatuto que o envolve.

Acho que vou abrir estas garrafas de 1999 antes , talvez já algumas este ano, comparando-as com as de 1995 que ainda também tenho em casa. Deixarei 3 ou 4 para ir bebendo, mas juro que não vou outra vez fazer deste vinho um objecto de colecção, tipo bibelot.

Seria uma falta de respeito para quem o fez.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá caro amigo Raúl
Não me atrevendo sequer a comparar, os vinhos, pois lamentávelmente não provei o Barca Velha, venho fazer uma pequena sugestão de um vinho Australiano que tive o prazer de provar e que muito me agradou (até no preço 16,00 €)
2002 Greg Norman Estates Cabernet/Shiraz
Limestone Coast
Um pequeno senão em Portugal ainda não consegui encontrá-lo à venda, prometo numa próxima deslocação trazer uma garrafa para obter a sua opinião (ou será melhor 2 garrafas?)
Um abraço

Paulo Mendonça