sexta-feira, junho 23, 2006

Ai Timor...



Ontem à noite soube-se que Xanana Gusmão tinha imposto um Ultimatum a Mário Alcatiri (e ao próprio Povo de Timor):

" Se Alcatiri não se demitisse seria ele, Xanana, que o faria hoje mesmo!"

Xanana Gusmão é o Pai da Pátria timorense e, por isso, não admira que semelhante atitude tenha levado dezenas de Camiões a Dili com gente de todos os cantos do País para se manifestarem a favor da continuidade de Xanana no Cargo de PR.

Na hora a que escrevo espera-se que esta mega-manifestação seja pacífica, uma vez que dentro dos camiões também vêm Mulheres e Crianças. vamos esperar para ver.

Estas situações de apelo ao referendo popular informal podem ser consideradas demagógicas - lembro que o Referendo era a grande arma de De Gaulle ( e por ela acabou por ser vitimado) e também de Mahatma Gandhi que sózinho, quando começava as suas célebres greves de fome , conseguia controlar pelo exemplo de vida as acções de Milhões de pessoas.

Todavia, na situação actual de Timor é imperioso que se aclare o ambiente político e, só por isso, aceitarei por esta vez a menos boa (ou menos democrática-ocidental) forma de o fazer em desculpa dos fins que se pretendem atingir.

Mário Alcatiri - por muito que nos custe - tem razão ao pretender que a crise tenha uma solução Institucional, no enquadramento da Lei Geral do País.

Mas o Povo de Timor tem já pouco tempo para esperar... A demissão voluntária do Primeiro Ministro parece-me ser a melhor forma de resolver este assunto, para bem de todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

São tão contraditórias as notícias sobre as causas da crise em Timor Leste.
Que os Líderes Timorenses,tenham o descernimento de procurarem mais aquilo que os une que o que os divide e consigam discernir no meio de interesses de Tubarões (petróleo e gás natural ) aquilo que convém à paz,ao desenvolvimento e à independência de Timor Leste.
Não pode ser uma independência falida,como os interesses externos ao povo,quererão fazer crer.