terça-feira, junho 06, 2006

Crónicas de Washington - 3


A Gastronomia Norte -Americana possível (em apenas 3 dias)

Dizem os entendidos que existem nos USA três tipos de escolas gastronómicas: a denominada TEX-MEX mais associada à Califórnia, Texas e Florida, a cozinha de influência francesa e cajun da Louisiana e , por fim, a cozinha da Nova Inglaterra, talvez a menos interessante do ponto de vista do Investigador destas coisas, influenciada pela nomenklatura WASP que dominou (a) o grande País.

Corned Beef e Baked Beans (passe a anedota) eram comida de pioneiros, tal como o famoso "feijão Tropeiro" do Brasil.

Ora em Washington o vosso Blogger comeu uma das vezes no Hotel - mal, comida afrancesada onde apenas se destacava a altíssima qualidade da carne, tão tenra que se partia com o garfo e mal-empregada pelos "tratos de polé" que sofreu às mãos de inepto aprendiz de Bocuse.

Noutra ocasião meti-me num Taxi e fui a um Restaurante recomendado pelo Diners Club, no centro de Washington, experimentar as Prime Ribs com Ash Brown Potatoes e o Virginia Ham, assado no forno por inteiro, com mel e cravinho.

As Prime Ribs são um corte (Side of Beef) da carne bovina feito com mestria da parte da Costela, mantendo o osso arqueado na extremidade, e que vão depois ao forno durante pouco tempo. Mandam os preceitos que fiquem douradas por fora - e nas extremidades da peça - e rosadas, quase em sangue, ao corte interior.

Como a qualidade da carne, repito, é extraordinária, este Prato simplesmente temperado com Sal resultou muito bom. Faz falta o alho, o louro, a pimenta? Se calhar faz, mas para quem gosta mesmo de carne e do sabor dos seus sucos primordiais este é um Prato de luxo...

O Virginia Ham é uma perna (gigantesca!) de porco que vai a assar inteira, revestida com mel e cravada de crarinhos. Utilizado como entrada ou como prato principal, esta perna resulta tanto melhor quanto experiente for a arte do assador, que tem obrigatoriamente de garantir uma crosta tostada por cima e um interior bem rosado por dentro.

Para beber não resisti a um Tinto da Casa Mondavi, de 2002, recente mas já a "pesar" na carteira, muito bem feito com o inevitável Cabernet e a dar mostras de ser um vinho para guarda, pesado, de 14,5º, denso e tinto retinto, quase da cor da tinta da china.

Preço desta Refeição: 185 USD...

Nenhum comentário: