segunda-feira, julho 04, 2005

PRINCÍPIOS GERAIS DA POLÍTICA DA SOCIEDADE - 1

No documento elaborado pela Administração relativo aos Princípios Gerais da Sociedade um dos pontos referidos é:
"Qualidade de Serviço Percebida Pelos Clientes"

Aqui vai uma contribuição para: "A Qualidade dos Avisados"

A qualidade de serviço percebida pelos clientes é um factor muito importante para qualquer empresa.
Os "avisados", como sabemos, são objectos postais que por uma qualquer razão não são distribuídos no domicílio e ficam retidos num "estabelecimento" à espera que o cliente os vá recolher.
À partida o "avisado" por si só é já um ponto negativo pois significa, entre outras razões, que poderemos estar na presença de horários de distribuição não coincidentes com as necessidades dos clientes...

Tradicionalmente os "avisados" eram somente encaminhados para as Estações de Correio.
Ao longo dos últimos anos esta "rede" foi (e bem) alargada a outro tipo de estabelecimentos que não os CTT.
- Com uma "rede mais fina" melhoramos a acessibilidade;
- Alargamos o horário de acesso do cliente aos nossos serviços;
- Diminuimos as filas de espera;
- Retiramos em simultâneo "ocupação" às Estações de Correio permitindo que estas fiquem mais disponíveis para serviços de maior valor acrescentado.

Sendo uma solução boa não se percebe porque é que o Posto existente na proximidade da Fonte Nova em Lisboa tenha sido desactivado (mantendo-se no entanto como "Posto de Correios")... tendo o cliente que se deslocar a uma estação de Correios longe do domicílio, de difícil acesso e com todos os problemas atrás identificados.

Os clientes desta zona de Lisboa sentem com esta decisão uma perda de qualidade de serviço.

Em vez de "concentrar" os avisados nas Estações deveríamos alargar ainda mais a rede de estabelecimentos para melhorar o acessibilidade.

A inauguração do referido "posto" foi acompanhada por um folheto publicitário onde informava esta mudança bem como inventariava as vantagens para os clientes... No entanto aquando da sua desactivação há poucas semanas nada foi dito aos clientes...
Para os clientes "descobrirem" o novo local dos avisados teriam que procurar essa informação... no "carimbo".

Em termos de Qualidade de Serviço foi uma decisão, no mínimo, discutível.

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