quinta-feira, julho 21, 2005

Importantíssimo Comentário de Luis Delgado ao Post "Clientes Contratuais"

Não é possível deixar sem resposta esta mensagem, "a ponto" do Director de Logística e de Serviço a Clientes da La Redoute:

Na minha qualidade de cliente não posso deixar de me sentir "tocado" com este artigo e vou fazer alguns comentários à atenção que sinto por parte dos CTT.

E vou fazê-lo separando em 3 os pontos que considero fundamentais neste relacionamento institucional, mesmo quando alguns altos responsáveis dessa casa me disseram "...vocês são clientes, que por acaso até tem uma facturação simpática...", o que de forma alguma permite tornar Nobre o relacionamento entre instituições.
Então os 3 vectores são:
- Relacionamento Pessoal
- Informação em tempo útil, e verídica
- Trabalho conjunto e estabilidade de equipas

Quanto ao ponto nº1, pouco ou nada a dizer da capacidade de criação de empatia com os diversos interlocutores, somos um povo caloroso e que preza o bom relacionamento humano. Pena é que a Dircção de Grandes CLientes seja um órgão de staff.

Quanto ao ponto nº2, nos processos a dificuldade começa a instalar-se!Não é por falta de investimento que o Track and Trace ainda não saiu de um estado imberbe. Há mais de 2 anos que aderimos a este produto e, por incrível que pareça, não conseguimos saber onde está a encomenda XPTO, nem há quantos dias está na Estação para podermos fazer um 2º aviso, por exemplo.É também curioso verificar que os saldos de correio nos CDP's ou EC's estão, regra geral, sempre a zero, quando existem documentos que demoram 17 dias a chegar ao cliente!

Quanto ao ponto nº3, qualquer produto é muito bom se for adaptado ás necessidades do cliente. Está na altura de ser entendido que as necessidades e especificidades de alguns negócios têm que estar presentes na concepção dos novos produtos.

Para concluir, penso que não tem existido uma Estratégia de negócio para os clientes "empresas", contrariamente aos clientes "particulares".

Com o desenvolvimento da venda à distância os CTT só tem a ganhar. Os componentes da cadeia de distribuição, geradora de valor para os CTT, auto alimentam-se, +clientes, +catálogos, +DM, +RSF, +Encomendas, +clientes satisfeitos que encomendam mais vezes, +etc.Estamos, como sempre estivemos, disponíveis para ajudar. A criação de uma estratégia para este negócio é fundamental.Não vamos perder mais tempo.

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