quinta-feira, julho 21, 2005

O CORREIO-MOR FEITO PELOS SEUS LEITORES

Do nosso colega e amigo Rocha Martins recebemos alguma ideias retiradas de diversas leituras.

Colaboradores Eficazes

· Gerem-se a si Próprios, pensam pela própria cabeça, formam os seus próprios pontos de vista e padrões éticos e lutam por aquilo que acreditam.
· São corajosos, honestos e francos, ousando enfrentar os chefes quando não concordam com eles ou está em risco prejudicar-se a Organização.
· Constroem as suas próprias competências, capacidades e habilidades. Procuram Formação contínua, não ficando à espera que ela venha ter com eles. Procuram aprender com os erros e com os outros .Aceitam fàcilmente tarefas que lhes permitam desenvolver as sua capacidades. Lutam pelo domínio dos problemas e dos assuntos (mesmos de áreas diferentes das suas...são incómodos...) de
· Vivem o seu trabalho com entusiasmo,levando a cabo as suas responsabilidades de atribuições de forma enérgica e assertiva. Não procuram pretextos (falta de condições),para fugir às responsabilidades e desafios.
· Assumem riscos e são solucionadores Independentes de Problemas. Não necessitam de receber ordens constantemente e pedidos para realizarem o Trabalho. Antes procuram identificar os problemas e solucioná-los (são normalmente proactivos )
· Podem ser bem sucedidos sem Líderança forte.
· O chefe pode com segurança delegar neles responsabilidades.
· São bons juizes das suas próprias forças e fraquezas. Não dão hipóteses ao fracasso quando sabem que podem ser bem sucedidos, mas evitam aceitar desafios quando tem consciência que outros colaboradores estão melhor preparados para os enfrentar. Admitem e assumem os erros e partilham os sucessos

Um comentário:

Anônimo disse...

Do texto Colaboradores Eficazes do caro Rocha Martins não resito a comentar,

Tenho uma infíma experiência comparada com os colegas presentes,
Tive o prazer de trabalhar com alguns deles,
Sempre gostei da forma saudávelmente inconformista como trabalhamos nesta grande casa,
O saber da experiência aliada á oportunidade da novidade sempre foi assumida de uma forma criativa e empreendedora,
A cultura organizacional é isto mesmo, feita de pessoas e das suas ideias, e do entusiasmo que a faz seguir em frente, assumindo os erros como aprendizagem, assumindo as dificuldades como um desafio.

1 abraço