segunda-feira, dezembro 31, 2007

A Passagem do ano na Província - S. Romão


Alguns Amigos do meu cunhado estiveram cá em casa uma destas tardes a fazer uma "patuscada"´ - imaginem - de sardinha assada!!??

A sardinha tinha sido comprada em Peniche na época dela e congelada , está claro! Mesmo assim não deixou de ser estranho ver 6 ou 7 homens, em pleno Inverno, debruçados sobre uma fogueira feita no terreno ao pé da casa, a assar sardinhas e a comê-las com bom pão de centeio, obviamente acompanhados por dois garrafõezitos de tinto, ele que fora, afinal, pretexto para esta reunião.
No decorrer da cavaqueira - e enquanto se jogava uma sueca - falou-se da Passagem do Ano em S. Romão.

Parece que de há uns anos para cá se tornou habitual os moradores de S.Romão - a que se associam muitos turistas, amigos dos descendentes que trabalham em Lisboa ou no Porto ou que estudam em Coimbra - fazerem uma Passagem do ano fora do normal, nas ruas da Vila.

A Edilidade só garante a Música durante a noite toda. O resto é mesmo com o Povo: cada um traz a sua garrafa de espumante na mão, bebem e comem o que trouxeram de casa e ... andam pelas ruas a dançar e a divertirem-se toda a noite. Diz quem sabe que este é um espectáculo fora do normal e agradável, não obstante a temperatura dever estar negativa...

Se quiserem aqui deixo a ideia.

Para chegar a S. Romão só têm de tomar o caminho de Seia e, já dentro da cidade, rumar à direita, sempre a subir em direcção ao quartel dos Bombeiros e ao Supermercado Intermarché.

S. Romão fica a uns 7 Km de Seia, e merece bem a visita por ser uma vilazinha muito atraente, com as suas casas de granito e ruas típicas. Tem ainda fama de ter um dos melhores Padeiros da zona e, está claro, algumas queijarias certificadas e enchidos a condizer...

Nenhum comentário: